Necrose de ponta de orelha

Boa tarde! Gostaria de saber se os colegas já atenderam casos semelhantes (vídeo e foto em anexo)! - No caso, do animal apresentar um processo de necrose da ponta da orelha, a ponto de cair. A paciente em questão é atópica, e tem frequentes crises de otite, sendo pior na orelha afetada. Responde bem às terapias, mas a tutora é resistente a realizar terapia pró-ativa. - Logo, a paciente é tratada (em geral com Osurnia) sempre que entra em crise. Pensei em ser algo referente ao uso crônico do medicamento? (A paciente já fez em torno de 4 a 5 ciclos de Osurnia). Essa é a segunda paciente que tem um quadro clínico bem semelhante, e ambas tem histórico de dermatite atópica de caráter crônico, sem realização de terapia pró-ativa adequada. - Pensei em realizar biópsia para melhor estudo do tecido, estou aguardando uma resposta da tutora acerca da autorização. Exames hematobioquímicos (ALT, Colesterol, FA, Glicemia) dentro da normalidade (apenas aumento de triglicérides - paciente com sobrepeso). Fiz ainda sorologia para Leishmaniose, visto que moramos em área endêmica (no aguardo do resultado). Ademais, histórico pregresso de enfermidades: neoplasia mamária, piometra e colapso de traqueia. A terapia pró-ativa da dermatite atópica é feita com uso de Cytopoint e banhos com Hexadene (se tirar, infecciona). - Fico no aguardo das considerações! Grato!

Responda a pergunta de Tiago Cunha Ferreira

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 6 respostas para esta pergunta

equipe
Rita Carmona
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Oi Tiago, que caso mais interessante. Pois é, eu pensaria em vasculite e que tem causas diversas, dentre elas: hemoparasitose, leishmaniose, farmacodérmica e os casos "idiopáticos". Parece-me uma necrose bastante intensa, e na minha opinião, apesar de nunca ter observado caso assim com uso de produtos otológicos, não descarto a possibilidade. Quanto à realização de exame histopatológico, não sei o quanto vai e elucidar. Talvez a avaliação de fragmento profundo, evidencie a vasculite. Mas creio que vc deve investigar todas as possíveis causas e se achar pertinente, tirar todas as possíveis medicações eliciadoras. Não sei se consegui te ajudar. Outra coisa, apesar de não ver uma ligação direta com a dermatite atópica, mas os cães com DA tem uma desregulação imunológica e que podem estar mais sujeitos à doenças imune-mediadas. Um super abraço, saudades de vc
Anexos: 0
9 de março de 2021 às 19:21
Nenhum anexo enviado.
Tiago Cunha Ferreira
Oi profa! Pois é, pensei justamente na vasculite, mas não consegui associar com nenhuma causa em específico (além dessas desregulações imunológicas do atópico ou hemoparasitoses). Fiz a cito da área que estava mais viva da lesão, mas não encontrei nenhum microorganismo evidente (além de cocos). Ela deve voltar amanhã para eu ver como está a progressão e se a ponta da orelha já caiu (ou não). Obrigado pelo comentário! Saudaaaades!
10 de março de 2021 às 09:10
equipe
Paola Lazaretti
Equipe Vetsapiens
Rita, ainda existe recomendação de uso de petoxifilina e doxiciclina em casos de Vasculite? ou isto é muito das antigas?
10 de março de 2021 às 12:09
equipe
Rita Carmona
Equipe Vetsapiens
Sim, Paola, tem indicação de pentoxifilina e doxiciclina.
10 de março de 2021 às 22:07
equipe
Rita Carmona
Equipe Vetsapiens
Eu tenho mais experiência com o uso da pentoxifilina - 10mg/kg a cada 12 ou 8h. Temos como principal efeito adverso observado, êmese. Nem todos respondem favoravelmente, e deve-se utilizar por longos períodos. Não sei qual a experiência do Tiago.
10 de março de 2021 às 22:09
Tiago Cunha Ferreira
Nunca utilizei a Pentoxifilina! Nesses dois casos, o curso foi bem semelhante, ocorreu a necrose, a ponta da orelha caiu, a lesão cicatrizou e o animal segue bem. Não houve recidiva até o presente momento nem indícios de persistência de lesão.
14 de março de 2021 às 08:50
Desenvolvido por logo-crowd