Lesão por mordedura em pálpebra – suturo ou não suturo?

Atendi uma cadela SRD, 4 anos, que foi mordida por outra cadela da mesma casa há poucas horas. Ela esta apresentando uma lesão de aprox. 1,5 cm na pálpebra (OE). A lesão não chegou a pegar a rima palpebral. Minha duvida é se devo suturar, mesmo se tratando de lesão por mordedura (infectada) ou devo tentar cicatrização por 2a intenção (ATB e limpeza)? Muito Obrigada. Olhem a foto!

Responda a pergunta de Lorena Sabrina da Mota

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 2 respostas para esta pergunta

equipe
Claudia
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Oi Lorena, mesmo se tratando de uma ferida por mordedura, por ser pálpebra o ideal seria suturar, pois pode haver retração cicatricial. Mas caso opte pelo tratamento conservativo, faça tricotomia, limpeza com soro fisiológico e utilize pomada oftálmica com antibiótico, e sem corticóide QID. Também antibiótico e antiinflamatório sistêmicos. O bom é que não atingiu a rima. Lembre-se do colar!
Anexos: 0
10 de maio de 2020 às 12:37
Nenhum anexo enviado.
Lorena Sabrina da Mota
Médico veterinário
Muito obrigada Dra. Claudia! Na verdade a proprietária não quis que eu fizesse anestesia para suturar. Estamos tratando com ATB oral - Clavulin, pomada oftálmica Regencel (TID) e limpeza com sol. fisiológica e a cadela não esta coçando a palpebra, ainda bem!. Logo logo envio as fotos da evolução. Fiquei muito em duvida se suturava ou não por conta de ser ferida infectada, mas no final, apesar da prop. não autorizar a anestesia, esta dando certo a cicatrização por 2a intenção.
12 de maio de 2020 às 13:16
Desenvolvido por logo-crowd