Hot spot em cão idoso – Prop. nega prurido!

Estou acompanhando um cão - Clóvis, SRD, 17 anos, macho que apresentou lesões alopécicas e eritematosas em dorso. Prop. refere ter utilizado um shampoo de marca diferente há 2 semanas e acha que pode ter sido alergia ao shampoo. refere que animal não tem pulgas, nem carrapatos. Contactante canino assintomático. Prop. iniciou tratamento com Terra Cortil spray e deu 1 banho com shampoo neutro, qdo tirou as secreções/"casquinhas" que estavam grudadas sobre a ferida e pode ver o tamanho das lesões. Solicitei parar Terra Cortril, iniciar Cefalexina 30mg/BID e banhos com shampoo a base de Clorexidine. Pedi para trictomizar ao redor da ferida, utilizar colar protetor e averiguar possível causa alérgica ( ecto-parasiats, etc). Minha duvida é, neste caso, por ser um cão idoso, acha melhor pedir uma bióspia da lesão? Pode ser algo mais sério como uma neoplasia ou doença auto-imune? Devo entrar com prednisona oral? Minhas duvidas advém do fato de não saber muito bem o histórico, os proprietários são idosos e juram que só viram a lesão agora e juram que o cão não coça!! Agradeço se puderem me ajudar...Obrigada

Responda a pergunta de ROSANGELA

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 7 respostas para esta pergunta

equipe
Rita
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Oi Rosangela, tudo bem ? Sim, um dos diferenciais pode ser uma dermatite úmida aguda, também conhecida por Hot Spot. A dermatite úmida aguda é uma piodermite superficial, mas com um componente inflamatório muito importante. Normalmente é secundária ao prurido, mas também pode ser decorrente de umidade. Tem início agudo e costuma ser bastante dolorosa. Para o tratamento, costumo fazer a tricotomia, higiene com xampu antisséptico e uso de antibiótico e corticoide tópicos. Muitas vezes, quando há muita inflamação, usamos corticoide sistêmico, como a prednisolona 1mg/kg a cada 24 horas por 5 a 7 dias. Mas como é um cão idoso, aguarde a resposta terapêutica com uso somente de tópico. Você tem foto das lesões ? Pelo o que você conta, talvez não seja necessário nesse momento a realização de biópsia e histopatológico. Mas se você puder enviar fotos, seria bom para a avaliação. Espero ter ajudado. Conte-nos como foi a evolução.
Anexos: 0
11 de abril de 2020 às 23:16
Nenhum anexo enviado.
equipe
Rita
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Desculpe-me, Rosangela. Agora que vi as fotos que você enviou. São lesões bastante erosadas e eritematosas. Os bordos bem definidos. Temos que pensar como diferencial, piodermite e farmacodermia. Ele faz uso de medicação ?
11 de abril de 2020 às 23:18
Nenhum anexo enviado.
equipe
ROSANGELA
Equipe Vetsapiens
Obrigada Dra. Rita, os proprietários só referiram uso de um shampoo de uso veterinário "diferente" há 2 semanas, não sabem o nome do produto e eles negam qq outra medicação. Vou seguir sua indicação e lhe envio atualizações. Não vou entrar com corticóide agora pela idade do cão e pela impossibilidade de fazer exames de sangue neste momento. Não sei o animal tem diabetes, IRC, etc....Muito Obrigada!
11 de abril de 2020 às 23:54
equipe
Rita
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Oi Rosangela, você teve alguma notícia do paciente com suspeita de dermatite úmida aguda ?
22 de abril de 2020 às 17:05
Nenhum anexo enviado.
equipe
ROSANGELA
Equipe Vetsapiens
Oi Rita, sim, o cão esta bem melhor. As lesões já estão quase seca e não precisoi entrar com corticóide. Ainda não sei a causa, pois eles negam até agora que o cão teve prurido, ou seja, negam que o cão abriu a ferida úmida com a boca. Veja as fotos no anexo! E obrigada pelas dicas valiosas. Abs
22 de abril de 2020 às 17:34
equipe
ROSANGELA
Equipe Vetsapiens
Resposta:
veja a foto recente.
Anexos: 1
22 de abril de 2020 às 17:37
equipe
Rita Carmona
Equipe Vetsapiens
Rosangela, ficou bem mesmo. Apenas segue lesão cicatricial. Muito obrigada.
25 de abril de 2020 às 20:26
Desenvolvido por logo-crowd