Hiperplasia gengival pelo uso de ciclosporina

Olá, atendo um cão atópico que faz uso de ciclosporina (de uso humano), há cerca de 01 ano aproximadamente. De uns 2 meses pra cá, apresentou hiperplasia gengival e o colega que fez o atendimento odontológico, recomendou também o tratamento periodontal. Minha pergunta é: ao suspender o uso da ciclosporina, a mucosa gengival deve retornar à normalidade, ou não? E, vcs saberiam dizer se há uma relação com a ciclosporina ser de uso humano ou de uso veterinário?

Responda a pergunta de Simoni Maruyama

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 3 respostas para esta pergunta

equipe
Rita Carmona
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Oi Simoni, eu também já enfrentei algumas vezes essa situação. Você, como uma das melhores dermatóloga do Brasil, também. A hiperplasia gengival decorrente do uso da ciclosporina ocorre em cerca de 2% dos pacientes, segundo a literatura. A causa não é totalmente elucidada, mas em humanos associam com doença periodontal, pouca higiene bucal e gengivite. Em cães, parece que há essa relação, mas a literatura cita que pode haver uma predisposição genética, sendo o Collie, Boxer, Dog Alemão, Pinscher e Dálmatas os mais acometidos, segundo a literatura. Os casos que tive, nenhum era dessas raças. Diante do que ocorre em humanos, está indicado o tratamento periodontal, mas a suspensão ou a diminuição da dose da ciclosporina, nos meus casos, foram o bastante para a redução da hiperplasia. Tem um trabalho que indica o uso de azitromicina em pasta dental, mas nunca consegui realizar. Não sei te dizer se há diferença entre a ciclosporina humana ou veterinária na maior ocorrência da hiperplasia gengival. Espero ter te ajudado
Anexos: 0
22 de janeiro de 2021 às 07:22
Nenhum anexo enviado.
Simoni Maruyama
Olá Rita, agradeço muito pelo atencioso esclarecimento. Mas permita-me dizer que estou longe de ser a dermatóloga brilhante que você é! Agora, concordo que em nenhuma daquelas raças ditas predispostas a hiperplasia gengival, eu tenha visto algum. Na verdade acho que também se deve a nossa amostra "predominante" de alergopatas Shih tzu, Lhasa, Pug, Labrador rrsss....Agradeço também a dica sobre a azitromicina, bem como o envio do artigo. Abraços
22 de janeiro de 2021 às 13:05
equipe
Rita Carmona
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Simoni, segue o trabalho sobre uso de azitromicina para o tratamento da hiperplasia gengival. Confesso que já tentei manipular a azitromicina em pasta dental, mas nunca consegui aqui em São Paulo. Se tiver sucesso aí, me conte. Depois nos conte sobre a evolução do caso. Obrigada
Anexos: 1
22 de janeiro de 2021 às 07:27
Desenvolvido por logo-crowd