hepatopatia esteroidal

Atendo um paciente que em virtude de oftalmopatia, fez uso de corticosteróide (VO) durante um bom tempo. Nesse período tanto ALT como FA estavam muito elevadas. Há cerca de 2 meses, foi suspenso o corticosteróide para então usar ciclosporina.Nitidamente houve perda de peso, não apresenta mais PU/PD etc...Hoje, a ALT já se encontra normal, mas a FA está em 500 (já chegou a 1200). Pergunto: nesse caso, seria válido administrar silimarina, por exemplo? Ou aguardo em expectativa, mas por quanto tempo em média? obrigada

Responda a pergunta de Simoni Maruyama

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 9 respostas para esta pergunta

equipe
Rita Carmona
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Olá Simoni, eu imagino que esta elevação de atividade de FA seja em virtude do uso do corticóide. Quando da ativação da isoenzima pelo corticóide não sei se é responsiva ao uso de silimarina. Existe um método laboratorial para diferenciação dessas isoenzimas, acho que realizado fora do Brasil. Mas como essa não é minha área, vamos pedir a opinião dos nossos colaboradores. Obrigada pela questão tão importante.
Anexos: 0
23 de outubro de 2020 às 08:34
Nenhum anexo enviado.
equipe
Rita Carmona
Equipe Vetsapiens
Simoni, vale ressaltar que creio possa ser induzida pelo corticóide, mas vamos aguardar a opinião dos colaboradores da área para nos orientar quanto à melhor investigação e condução terapêutica.
23 de outubro de 2020 às 08:36
Simoni Maruyama
Obrigada Paola e Rita! Já me ajudaram muito!
23 de outubro de 2020 às 14:23
equipe
Ricardo Lopes
Moderador
Ola Rita, exatamente isso, para a diferenciação das Isoenzimas é necessário uma técnica especial, atualmente so conheço laboratórios fora do Brasil que consiga diferenciar com técnicas validadas as isoenzimas: óssea, hepática ou induzida por corticóide.
4 de novembro de 2020 às 16:08
equipe
Ricardo Duarte Silva
Moderador
Resposta:
Normalmente eu trato a hepatopatia esteroidal com bezafibrato (2,5 mg/kg BID) + Ursacol (7 a 8 mg/kg BID) e ômega-3. As enzimas tendem a diminuir em 30 - 45 dias e mantenho o tratamento até estabilizar. Nem sempre vai normalizar a fosfatase alcalina, mas você pode chegar num valor aceitável. A não redução indica que outro processo possa estar envolvido.
23 de outubro de 2020 às 11:58
Nenhum anexo enviado.
Simoni Maruyama
Muito obrigada! Vou prescrever! E aproveitando ainda mais...vejo alguns colegas que, ao receitar triazólicos também recomendam silimarina concomitante...É válido?
23 de outubro de 2020 às 14:27
equipe
Rita Carmona
Equipe Vetsapiens
Eu também vejo muito isso, Simoni.
23 de outubro de 2020 às 20:51
equipe
Maria Carolina Farrah Pappalardo
Moderador
Resposta:
Ola Simoni td bem? Em relação aos triazólicos , o uso da silimarina não é uma regra. Acho que o controle das enzimas é interessante. Caso o paciente tenha uma doença hepática de base ou um histórico de aumento de enzimas hepáticas, acredito que o uso do hepatoprotetor ou antioxidante pode ser interessante. Eu costumo usar mais o Same.
27 de outubro de 2020 às 19:41
Nenhum anexo enviado.
Simoni Maruyama
Tudo bem! Obrigada pela dica!
27 de outubro de 2020 às 21:18
Desenvolvido por logo-crowd