“Gatopia” e reativação Herpética

Boa tarde colegas! Estou com um caso de uma paciente felina, a qual já foi previamente diagnosticada (após todos os descartes recomendados) com Síndrome Atópica Felina (SAF), e tem histórico de placas eosinofílicas recorrentes. Quando chegou até mim, iniciamos a terapia de controle induzindo com corticoide e tentamos a manutenção com a Ciclosporina. O problema foi: o animal começou a ter reativação de quadro viral respiratório (segundo a tutora, já havia acontecido outras vezes). Como a paciente ainda estava em desmame do corticoide, entrei com imunoestimulante (Munnomax), mas não obtivemos resposta clínica satisfatória. Hoje o animal está apresentando secreção oculonasal translúcida (estava mucopurulenta até poucos dias atrás, quando fizemos Amoxicilina + CL) e erosão de plano nasal consistente com o quadro herpético (seguem as fotos). Para controle do quadro, iremos iniciar hoje o Famciclovir, durante um período de 30 dias para ver como a paciente se estabiliza. A dúvida é - vocês já pegaram casos assim de reativação com Ciclosporina e, se sim, quanto tempo durou a crise e, se teve outra recidiva, ocorreu quanto tempo depois? Estou ainda cogitando a possibilidade de trocar para o Apoquel, caso a paciente volte a ter quadro clínico de reativação novamente. Obs - FIV/FelV Negativo Gostaria de saber a opinião de vocês no caso.

Responda a pergunta de Tiago Cunha Ferreira

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 3 respostas para esta pergunta

equipe
Rita Carmona
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Oi Tiago, vc e seus casos complicados. Ainda bem que eles chegam até você e não pra mim rsrsrs Eu nunca tive um quadro herpético por uso de ciclosporina, mas é bem provável, uma vez que a ciclosporina é um imunossupressor e em gatos costumamos fazer doses mais altas dela para controle da síndrome atópica cutânea felina. Eu já atendi casos de dermatose herpética em felinos, sem associação com uso de imunossupressor, e eu usei o famciclovir na dose de 90mg/kg SID por 30 dias, com boa resposta. Lembre-se que a citologia de casos de dermatose herpética em gatos você observa muita quantidade de eosinófilos. De qualquer maneira, vamos pedir auxílio dos nossos colaboradores de felinos para te ajudarem nesse caso. Boa sorte e vá nos contando, sempre aprendo muito com você.
Anexos: 0
4 de maio de 2021 às 11:51
Nenhum anexo enviado.
Tiago Cunha Ferreira
Oie profa! Rainha! Obrigado pela resposta! Profa, entramos inicialmente com a dose de 90mg/kg por 07 dias/BID, e depois reduzi a dose para 30mg/kg/BID por 23 dias (totalizando os 30 de tratamento). Eles ainda não iniciaram o Penvir, devido a alguns problemas de ordem pessoal, mas a tutora inclusive entrou em contato comigo hoje, dizendo que o animal já estava melhorando (mesmo sem os medicamentos). A secreção começou a reduzir, e a erosão cutânea começou a fechar. Vamos torcer que siga o fluxo natural e melhore tudo sem o uso do Penvir, já que eles não conseguirão comprar o medicamento de imediato. Ela está aqui na plataforma acompanhando também a discussão, que é aluna da Veterinária. Bjs profa! Saudades!
5 de maio de 2021 às 16:37
equipe
Archivaldo Reche Junior
Moderador
Resposta:
Tiago Boa noite. Qualquer imunossupressor pode reativar o herpes latente. Isso é relativamente comum. Concordo com sua conduta, o uso do antiviral deve ajudar no controle da infecção pelo herpes, uma vez que se você suspender a ciclosporina, a doença dermatológica deve piorar. Boa sorte
Anexos: 0
5 de maio de 2021 às 19:02
Nenhum anexo enviado.
Desenvolvido por logo-crowd