Experiência com Oclacitinib em Felinos

Boa tarde! -- Gostaria de saber da experiência de vocês com relação ao uso do Oclacitinib (Apoquel) em felinos para controle de prurido alérgico (e eventualmente de outras etiologias). -- Precisei utilizar em 2 casos até agora, e em 1 não obtive resposta satisfatória. No outro, ainda estamos avaliando. Aparentemente está controlando (na dose de 1,3mg/kg/BID). Como ele é diabético, não consigo utilizar corticosteroides. Penso ainda na possibilidade da Ciclosporina, mas acredito também que não seja viável devido à promoção de resistência à insulina.

Responda a pergunta de Tiago Cunha Ferreira

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 7 respostas para esta pergunta

equipe
Paola Lazaretti
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Olá Tiago, eu não tenho muita experiencia com o uso em Gatos, a dose que eu sigo (do Plumbs) é de 0,7 - 1,3 mg/kg PO a cada 12h por 28 dias, para hipersensibilidade não causada por pulgas ou alimento (NFNFIHD)... Vou pedir a opinião dos dermatologistas, ok?
Anexos: 0
4 de junho de 2020 às 15:03
Nenhum anexo enviado.
Tiago Cunha Ferreira
Certo!
5 de junho de 2020 às 14:45
equipe
Rita Carmona
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Oi Tiago, eu usei em alguns gatos. Nos primeiros utilizei a dose de 0,6mg/kg a cada 12 horas, sem nenhuma melhora. Segui o recomendado por um trabalho apresentado no Congresso Mundial de Dermatologia, obtiveram uma resposta favorável em cerca de 60% dos gatos. Mas tarde, a Dra Chiara Noli publicou um trabalho utilizando a dose de 1,3mg por quilo a cada 12 horas; os resultados foram favoráveis, mas alguns gatos apresentaram azotemia. Parece que para felinos necessitamos uma dose maior e com maior frequencia de uso. Eu fico meio receosa de usar. pois é extra-bula, e se essa dose parecer ser mais eficaz. pode levar a efeitos adversos. Acho que esse seu caso tem indicação, só fique bem atento à função renal. Eu gosto muito de ciclosporina para gatos. acho que eles respondem melhor que cães, mas uso a dose de 7,5mg/kg 24/24h. Atente-se para ocorrência de vômitos. Outra possibilidade, apesar de mais custosa e tb extra-bula, é o uso de maroptan na dose de 2mg/kg a cada 24h, parece funcionar melhor em prurido cervico-facial
Tiago Cunha Ferreira
Certo, profa! A tutora entrou em contato comigo ontem, e aparentemente controlou o prurido. Vou ver como fica nos próximos dias. Acabamos de entrar na frequência de 1x/dia.
5 de junho de 2020 às 14:49
Virginia Monteiro
Médico veterinário
Resposta:
Oi Tiago, eu não tenho muita experiência, gostaria de ter mais rsrs só utilizei em um gato persa, e tive um bom sucesso na dose de 0,6mg a da 12h. Inclusive estou com um paciente felino que está fazendo arrancamento dos pelos, responde bem ao corticoide porém a tutora não quer usar o corticoide, vou tentar o apoquel se der certo te aviso.
Tiago Cunha Ferreira
Ótimo! Estou utilizando e melhorou bem, mas o animal ficou hiporéxico, aí precisei suspender.
17 de junho de 2020 às 15:42
equipe
Marcia Sonoda
Moderador
Resposta:
O maior problema que tenho tido com o oclacitinib em gatos é a adesão do tutor em medicá-lo diariamente... e bid... muitos gatos são difíceis de serem medicados rotineiramente... sem dizer que como a dra Rita comentou pode haver danos renais com oclacitinib. Vc já pensou em realizar teste sorológico para uma possível imunoterapia alérgeno específica? Mesmo não havendo tantas pesquisas e seu uso em medicina felina não é tão corriqueiro , pode ser uma opção a longo prazo. Um abraço
Anexos: 0
13 de março de 2021 às 22:12
Nenhum anexo enviado.
Desenvolvido por logo-crowd