Edema e necrose de bolsa escrotal

Olá, eu atendi um cão que foi castrado há 2 dias em outra clínica e chegou hoje para ser atendido apresentando edema severo de bolsa escrotal, a incisão que foi feita na bolsa escrotal estava aberta e drenando grande quantidade de líquido piosanguinolento. Qual o melhor tratamento? Será que será necessária remoção cirúrgica da bolsa escrotal? Ou posso tentar tratar apenas com antibióticos compressa e limpeza local?

Responda a pergunta de Carolina Guerreiro

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 2 respostas para esta pergunta

equipe
Claudia
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Oi Carolina, vou falar minha experiência de anos de campanhas de castração, com cães nas mais diversas condições sanitárias. A abordagem escrotal, embora mais fácil, predispõe sim a infecções, principalmente se não é feita a sutura. Um agravante é que muitas vezes não se faz o fechamento da túnica, o que ainda pode levar à contaminação da cavidade abdominal. Ainda, alguma falha na hemostasia pode ocasionar a formação de hematomas, o que favorece ainda mais infecção. Mesmo assim, acho não adequado fazer a ablação do escroto, neste momento, de intervenção recente, se realmente há drenagem piossanguinolenta. É válido fazer limpeza copiosa, antibioticoterapia e observar a evolução.
Anexos: 0
12 de agosto de 2020 às 23:21
Nenhum anexo enviado.
equipe
Paola Lazaretti
Equipe Vetsapiens
Olá Carolina, Eu concordo com a Clau, eu também já atendi vários animais castrados em campanha de castração que apresentaram severo edema e infecção no local da cirurgia, eu nunca precisei realizar ablação escrotal. O tratamento com antibiótico, limpeza local, anti-inflamatório e colar elisabetano foram suficientes na maioria dos casos.
13 de agosto de 2020 às 11:02
Desenvolvido por logo-crowd