Displasia coxo-femoral

Em relação à Displasia coxo-femoral, gostaria de saber qual a opinião de vcs, quanto a realização da denervação acetabular. Costumam indicar na rotina? (desde que haja indicação, claro). Encontram muita resistencia por parte do tutor? obrigada

Responda a pergunta de Simoni Maruyama

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 7 respostas para esta pergunta

equipe
Alexandre Navarro Alves de Souza
Moderador
Resposta:
Oi Simoni, eu costumo indicar sim. Mesmo explicando aos proprietarios que uma porcentagem dos pacientes (cerca de 15% como é citado em alguns artigos) seja refratária e que a cirurgia é somente paliativa. Nos casos refratarios eu recomendo a colocefalectomia ou protese se disponivel.
Anexos: 0
21 de julho de 2020 às 17:44
Nenhum anexo enviado.
equipe
Claudia
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Oi Simoni! Por ser uma técnica mais simples, também não sinto muita resistência por parte dos tutores, além de não ser impeditiva para outras possibilidades terapêuticas, se necessárias em cães em que a resposta à denervação não for satisfatória.
21 de julho de 2020 às 19:02
Nenhum anexo enviado.
Simoni Maruyama
Resposta:
Muito obrigada Dr. Alexandre e Dra. Claudia! Vou abusar mais um pouco de vcs: no caso do insucesso da denervação, vcs consideram também o uso de tratamentos com UCII, sulfato de condroitina/glucosamina, polisulfato de pentosano?
22 de julho de 2020 às 10:56
Nenhum anexo enviado.
equipe
Claudia
Equipe Vetsapiens
Simoni, sem entrar no mérito de qual a melhor alternativa de suplemento articular, eu diria que não somente no caso de insucesso da denervação, mas sabendo que a osteoartrose irá inevitavelmente progredir, eu utilizaria sim um condroprotetor simultaneamente. Claro que sempre considerando a opção terapêutica com as possíveis restrições clínicas (por ex alergias), disponibilidade do produto e viabilidade financeira do tutor.
22 de julho de 2020 às 20:12
equipe
Alexandre Navarro Alves de Souza
Moderador
os condroprotetores agem de ação lenta a longo prazo e uso como adjuvante no tratamento multimodal conservativo.
23 de julho de 2020 às 09:40
Simoni Maruyama
Resposta:
Muito obrigada novamente, Dra. Claudia e Dr. Alexandre!
23 de julho de 2020 às 09:49
Nenhum anexo enviado.
equipe
Claudia
Equipe Vetsapiens
Tem dois artigos do Alexandre sobre o tema: Vertical force analysis in dogs with hip osteoarthritis undergoing treatment with chondroprotectors https://vetsapiens.com/artigos/vertical-force-analysis-in-dogs-with-hip-osteoarthritis-undergoing-treatment-with-chondroprotectors Uso dos condroprotetores na afecção articular degenerativa: revisão https://vetsapiens.com/artigos/uso-dos-condroprotetores-na-afeccao-articular-degenerativa-revisao
23 de julho de 2020 às 11:12
Desenvolvido por logo-crowd