Diagnóstico de Toxoplasmose

Boa tarde, pessoal! -- Em paciente felino com quadro neurológico, baseado na suspeita de Toxoplasmose, quais exames vocês costumam utilizar na rotina? -- Sorologias IgG pareadas? Sorologia IgM? PCR de fezes? Avaliar liquor seria uma possibilidade? -- Fico no aguardo!

Responda a pergunta de Tiago Cunha Ferreira

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 5 respostas para esta pergunta

equipe
Rita Carmona
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Olá Tiago, realmente esse é um questionamento muito importante e que pode ajudar não somente a vc, mas muitos colegas. Vamos acionar nossos colaboradores
Anexos: 0
26 de setembro de 2020 às 10:14
Nenhum anexo enviado.
equipe
Jana Clemente
Moderador
Resposta:
Olá Thiago, para um felino com quadro neurológico com suspeita de toxoplasmose eu recomendo o PCR do liquor. Existem laboratórios que disponibilizam um painel para doenças neurológicas, assim você pode investigar além da toxoplasmose outras doenças que acometem o SNC.
Anexos: 0
26 de setembro de 2020 às 12:03
Nenhum anexo enviado.
Tiago Cunha Ferreira
Obrigado pela resposta, Dra. Jana! -- Seria possível ainda no Liquor que fossem visualizados os taquizoítos por meio da citologia? Agilizando e "barateando" o diagnóstico?
28 de setembro de 2020 às 10:34
equipe
Jana Clemente
Moderador
Tiago, a citologia do liquor pode ser realizada como um complento, mas o exame de PCR é muito mais confiável para conclusão da presença ou não do Toxoplasma. Eu trabalho no Provet e aqui temos um painel neurológico felino (PCR) que inclui além do Toxoplasma, FELV, FIV, PIF, Criptococcus e Bartonella. O prazo é de 7 dias, mas muitas vezes liberamos em 4 ou 5 dias.
28 de setembro de 2020 às 12:09
equipe
Jana Clemente
Moderador
Resposta:
Tiago, quanto ao exame sorologico, um felino IgG positivo significa que ele já teve contato com o Toxoplasma e desenvolveu anticorpos (muitos felino são positivos) mas não indica doença. Já o PCR nas fezes vai indicar se o felino está eliminando o oocistos nas fezes, o que acontece no início da infecção, mas não é conclusivo para indicar que os sintomas neurológicos são devido ao Toxoplasma. O exame mais confiável para o diagnóstico é a presença do Toxoplasma no liquor (PCR). Espero ter ajudado.
Anexos: 0
28 de setembro de 2020 às 12:26
Nenhum anexo enviado.
Desenvolvido por logo-crowd