Dermatoses psicogenicas em felinos

No tratamento das dermatopatias psicogenicas em felinos, qual (quais) fármacos costumam ser mais prescritos na rotina? Amitriptilina? Ou fluoxetina mesmo? obrigada

Responda a pergunta de Simoni Maruyama

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 3 respostas para esta pergunta

equipe
Paola Lazaretti
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Oi Simoni, eu costumo usar Amitriptilina, mas vou pedir a opinião dos dermatologistas, ok?
Anexos: 0
19 de agosto de 2020 às 15:35
Nenhum anexo enviado.
equipe
Rita Carmona
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Olá Simoni, ótima questão. As dermatoses psicogênicas devem entrar no diferencial especialmente da alopecia simétrica bilateral ou alopecia auto-induzida em felinos. Lembrando que segundo a literatura, ela perfaz cerca de 5% dos casos. Quanto às drogas, os princípios psicoativos mais utilizados são: amitriptilina (0,5-1mg/kg a cd 12h ou 24h), a fluoxetina (0,5-1,5mg/kg a cada 24h), a paroxetina (0,5 a 1,5mg/kg a cada 24h) e a clomipramida (0,5mg/kg a cada 24h). A minha melhor experiência para gatos é com a amitriptilina. Contudo há que se ressaltar que a administração do fármaco, deve vir acompanhada de outras intervenções como: rotina e interação consistente, não punição (física ou verbal), ainda a modificação ambiental (enriquecimento ambiental) e modificação comportamental como redirecionar o comportamento compulsivo com brincadeiras. A ferormonioterapia também pode ser uma grande aliada ao tratamento. Vou anexar um guia muito interessante que poderá te auxiliar no manejo dos casos.
Anexos: 1
19 de agosto de 2020 às 15:58
Simoni Maruyama
Ótimo! Era bem o q eu queria saber mesmo, da experiencia de vcs. Agradeço também o anexo, Rita! Muito obrigada!
20 de agosto de 2020 às 10:06
Desenvolvido por logo-crowd