Colapso de traqueia

Boa tarde. Atendemos recentemente no Hospital Veterinário Pompeia - VetGroup um felino de 5 meses com histórico de tosse seca, respirando com boca aberta e posição ortopneica, histórico semelhante de seu contactante cujo diagnosticado com colapso de traqueia (ambos da mesma ninhada). Realizamos RX de região cervical e torácica constatando acentuada redução do lúmen traqueal, caracterizado em ambas as projeções laterais, em segmento cervical e cervicotorácico - Achados são suspeitos para traqueomalácia/ colapso traqueal. Campos pulmonares limpos. FIV/FELV negativo. Alguém já acompanhou algum caso semelhante? Quais condutas realizaram?

Responda a pergunta de Tamires Portolani do Valle

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 4 respostas para esta pergunta

equipe
Paola Lazaretti
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Olá Tamires, Eu pessoalmente não me lembro de ter atendido gatinhos com colapso de traqueia, mas vou pedir a opinião dos nossos colaboradores em medicina felina. Eu não consegui abrir a imagem da radiografia, você poderia, por favor mandar mais uma imagem? Estes gatinhos tem algum outro sintoma? Onde eles moram? Estão vacinados? Tem outros gatos na casa? São de qual raça?
Anexos: 0
18 de junho de 2020 às 17:29
Nenhum anexo enviado.
equipe
Paola Lazaretti
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Olá Tamires, Consegui sim ver a radiografia (só tem a lateral certo?) Eu perguntei se os gatinhos não tinham nenhum outro sintoma, porque as vezes o colapso de traqueia pode ocorrer devido ao aumento da pressão negativa que ocorre durante a respiração com algum processo obstrutivo mais alto, como pólipos, ou mesmo obstrução nasal devido a secreção, edema etc
18 de junho de 2020 às 20:22
Nenhum anexo enviado.
equipe
Renata Camozzi
Moderador
Resposta:
Olá, Tamires, como vai? O colapso de traqueia é considerado bastante raro na espécie felina, com poucos casos relatados em literatura. É importante fazer o diagnóstico diferencial para estenose congênita de traqueia/traqueomalácea, um artefato de técnica (menos provável nesse caso visto a sintomatologia clínica) ou ainda, como a própria Paola comentou, ser uma condição secundária a um processo obstrutivo mais alto. Você consegue nos enviar as imagens? De qualquer maneira, o diagnóstico é por traqueoscopia e, se de fato, houver uma estenose importante, o tratamento deve ser cirúrgico.
19 de junho de 2020 às 17:57
Nenhum anexo enviado.
equipe
Maria Alessandra Del Barrio
Moderador
Resposta:
Olá Tamires não achei um colapso não importante par justificar o quadro relatado. O colapso traqueal é muito raro em gatos, principalmente com essa idade e ainda mais aos pares. Me parece haver uma densificação intersticial ou vascular em campos pulmonares. Não podemos desmerecer a pneumonia intersticial por Calicivirus. Aí , haveria uma possibilidade do colapso secundario por esforço, que me parece ser mais condizente com o relato.
27 de junho de 2020 às 17:21
Nenhum anexo enviado.
Desenvolvido por logo-crowd