Caso de cão com muito prurido

Olá colegas, estou precisando de ajuda com um caso de um Rotweiller de 3 anos que atendi com muito prurido. Ele apresenta lesões hiperqueratóticas por todo o corpo e muita descamação cutânea. Foi medicado por 20 dias com prednisolona 1mg por quilo, sem melhora. O tutor acha que o prurido reduziu um pouco, mas as lesões estão piores. Sugeri que fosse alergia a mármore, porque ele vive numa marmoraria. Agradeço se puderem me ajudar

Responda a pergunta de FERNANDA MEDEIROS

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 7 respostas para esta pergunta

FERNANDA MEDEIROS
Médico veterinário
Resposta:
Seguem as fotos do cão, após 20 dias de corticóide. As lesões se estenderam por todo o dorso, bastante hiperqueratóticas. O prurido é intenso.
Anexos: 2
27 de fevereiro de 2020 às 21:17
equipe
Rita
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Olá Fernanda, tudo bem Há quanto tempo ele apresenta esse quadro Você fez algum exame
Anexos: 0
27 de fevereiro de 2020 às 21:35
Nenhum anexo enviado.
FERNANDA MEDEIROS
Médico veterinário
Resposta:
Oi Rita, tudo bem Eu estou atendendo esse paciente há 30 dias, mas ele iniciou o quadro há uns 2 meses. Antes nunca havia apresentado nada dermatológico
27 de fevereiro de 2020 às 21:38
Nenhum anexo enviado.
FERNANDA MEDEIROS
Médico veterinário
Resposta:
Então não tem evolução muito longa. Se o prurido é agudo, não cedeu bem ao uso de corticóide e as lesões são muito hiperqueratóticas. Tem lesões em bordas de pavilhões auriculares. Me pareceu um caso de escabiose. Seria bom vc fazer um raspado de borda de pavilhão auricular. Tente fazer o parasitológico desse material. Procure o Sarcoptes scabiei. Mas lembre-se que ele é positivo só em cerca de 60% dos casos. Pode haver falso negativo. Então mesmo que vc não encontre o ácaro, faça o diagnóstico terapêutico. Trate e verifique a resposta a ele
27 de fevereiro de 2020 às 21:41
Nenhum anexo enviado.
equipe
Rita
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Então Fernanda, se não tem boa resposta ao uso de corticóide, tem uma evolução relativamente curta (2 meses) e vi que as lesões são hiperqueratóticas, inclusive acometendo borda de pavilhões auriculares, eu excluiria escabiose, antes de pensar em algo alérgico
27 de fevereiro de 2020 às 21:47
Nenhum anexo enviado.
equipe
Rita
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Fernanda, tente fazer um raspado superficial de borda de pavilhões auriculares. Mas tem que se atentar porque quando da suspeita de escabiose, a positividade para o Sarcoptes scabiei é de cerca de 60%, ou seja, pode ter falso negativos. Caso você faça o parasitológico e não encontre o ácaro, trate mesmo assim. Faça diagnóstico terapêutico, trate com um produto de eficácia comprovada e avalie a resposta a ele. Se melhorou você fechou o diagnóstico, caso não haja resposta satisfatória, você começa a investigar outras causas. Mas tente tratar para escabiose primeiro.
27 de fevereiro de 2020 às 21:52
Nenhum anexo enviado.
equipe
Rita
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Muito obrigada, Rita. Vou tentar fazer isso e depois eu conto
27 de fevereiro de 2020 às 21:53
Nenhum anexo enviado.
Desenvolvido por logo-crowd