Artrite/Artrose

Bom dia pessoal, gostaria da opinião de vocês em relação a uma paciente ( que no caso é minha dog hehe), uma pergunta "boba" mas a ajuda de vocês será de grande valia tenho certeza! Eu tenho uma chowchow de 14 anos, mas ela mora com meus pais em outra cidade e por questões de estresse de deslocamento pra onde eu moro e tb por ela ser uma chowchow (apesar de ter um temperamento bacana), não é possível realização de exames de imagens no momento ... mas ela tem artrite e tb alterações em coluna cervical e torácica... Exames de sangue ok, normofagia, normoquezia, normodipsia, normoúria, etc ... mas, tem crises de dor esporadicmente, e claudicação ... Enfim, em decorrência da idade (14 anos), eu priorizo muito o não excesso de medicações para poupar rins e fígado, mas também priorizo conforto e qualidade de vida. Faço uso de firocoxib e tramadol as vezes ... e acupuntura também (mas tivemos que parar por conta da pandemia já que era a domicilio), O que vocês tem usado ? ou me indicam para controle da dor a longo prazo com mínimo de efeito colateral ? pensei em gabapentina, diascereína, mas ai decidi colocar em debate aqui hehe! Obrigado desde já! Att...

Responda a pergunta de Luis Felipe Zulim

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 6 respostas para esta pergunta

equipe
Paola Lazaretti
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Oi Luiz, vamos pedir a opinião de colegas especializados no assunto, mas eu posso te dizer o que que o tenho usado na minha cachorrinha de 14 anos, e notei melhora. Eu associo Galliprant (https://vetsapiens.com/bularios/grapiprant) e dipirona e ela fica bem, o tramadol ajuda, mas a minha cachorra, que ja dorme muito, acaba dormido o dia inteiro quando recebe tramadol. O Grapiprant e mais seguro que os outros antinflamatórios em relação aos rins e fígado.
Anexos: 0
8 de outubro de 2020 às 11:57
Nenhum anexo enviado.
equipe
André Shih
Moderador
Resposta:
Ola uso bastante gabapentine po c cbd oil e amantidine com gabapentine Ela deve ter uns 15 kg ne? Usaria 100 mg gabapentina po bid e 100 mg po amantidina
8 de outubro de 2020 às 13:15
Nenhum anexo enviado.
equipe
Claudia
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Oi Luis, eu prescrevo muito a gabapentina, é segura, e eficiente para dores crônicas, além de possuir uma boa versatilidade de dose. Se acha que tem também a dor oriunda da artrose tem relevância, poderia sim associar um condroprotetor.
8 de outubro de 2020 às 16:01
Nenhum anexo enviado.
equipe
Sandra Mastrocinque
Moderador
Resposta:
Olá Luis! Tudo bem? Eu tenho observado bons resultados com gapriprant para osteoartrose, e para discopatia cervical, melhora considerável com a amantadina (3mg/kg SID), com poucos efeitos adversos. Também associaria a dipirona, que para um cão idoso, potencializa a analgesia com baixo risco. No caso, se decidir alterar a medicação, retire a gabapentina gradualmente, pois se o fizer abruptamente pode ocasionar alterações de comportamento e até convulsões. Abraço!
9 de outubro de 2020 às 06:30
Nenhum anexo enviado.
Felipi Bruno Espada
Médico veterinário
Resposta:
Ola Luis tudo bem ? Eles tem respondido muito bem quando associamos a Gaba com UCII. já fez este protocolo ? Seria uma associação interessante. Até pouco tempo atrás prescrevia uma formula de Diacereina, Tramadol, Numesulide e ranitidina .... mas não é uma prática comum hoje em dia.
23 de outubro de 2020 às 14:51
Nenhum anexo enviado.
equipe
Reimy Kawahara
Moderador
Resposta:
Bom dia, Luis Felipe. Nos pacientes idosos com artropatias ou quadros neurolocomotores que levam a dores crônicas, a ozonioterapia associada a acupuntura e demais tratamentos fisioterápicos, na minha experiência clínica, pode reduzir ou tornar desnecessário o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios. Há situações em que, até uma indicação cirúrgica inicial, pode ser descartada. Além disso, os efeitos sistêmicos da ozonioterapia promove um reequilíbrio do estresse oxidativo em qualquer sistema, portanto, sempre considero que teremos um "bônus" no tratamento. Mas sempre ressalvo, assim como em qualquer terapia, a utilização tem que ser feita de forma correta para que se tenha os resultados desejados.
30 de outubro de 2020 às 04:18
Nenhum anexo enviado.
Desenvolvido por logo-crowd