Anisocoria

Atendi hoje uma felina, 1 ano de idade, com uma pupila em midríase e outra em miose ( anisocoria). Se alimenta com ração super premium, não tem vômito, não espirra, tem tosse e as vezes engasga, não tem acesso a rua e mora em casa. A marcha esta normal, na presença da luz o olho direito ( que esta em midriase não responde) apenas o olho esquerdo que responde. Fiz todos os exames ( FIV/FELV NEGATIVO), Hemograma, Perfil Renal, Perfil Hepático sem alterações. Encaminhei para o Oftalmo e Neuro . Alguém já atendeu um felino com esse sintoma?

Responda a pergunta de Virginia Monteiro

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 7 respostas para esta pergunta

Virginia Monteiro
Médico veterinário
Resposta:
Imagem segue: Iniciou hoje, anisocoria. Ta se alimentando normalmente, bebendo água normal, ta caminhando normal Não manca, tosse como se estivesse entalada, nunca vomitou bola de pelo. Não se cansa fácil, brinca com a cadelinha normal, não coloca gosma branca pela boca, não espirra. Não tem pulga nem carrapato, fez Revolution faz 30 dias. Urina normalmente, faz na caixa de areia. Castrada Não tem convulsão, nem desmaio, nem incoordenação motora, e nunca mancou. Vacina é para esse mês dia 25/06 Remédio de verme esse mês. De vez em quando dá banho. Habitat: sem acesso a rua, mora numa casa grande com arvore. Não fez nenhuma medicação Contactantes: Tapioca ( srd) Temperatura: 38.7 FC 140 FR 45 TPC 2 s Linfonodos sem alteração Palpação: sem alteração
Anexos: 1
22 de junho de 2020 às 19:32
equipe
Paola Lazaretti
Equipe Vetsapiens
Oi Virginia, Ela tem secreção ocular? A córnea esta alterada, fiquei na dúvida na foto. O tutor a levou para ver o oftalmo e neuro? Eu gostaria de saber a evolução do caso.
24 de junho de 2020 às 18:43
equipe
Claudia
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Oi Virgínia, alguma outra deficiência de nervos cranianos? Resposta à ameaça? Pelo que entendi, estado mental está normal. Acho realmente importante o oftalmo avaliar, até para examinar fundo de olho, verificar retina, disco óptico. Em gatos, jovens, as causas inflamatórias/infecciosas estão entre as mais frequentes. Não entendi muito bem a tosse que referiu, é algo recente? Frequente?
Anexos: 0
22 de junho de 2020 às 22:20
Nenhum anexo enviado.
Virginia Monteiro
Médico veterinário
Eu tenho até um vídeo dela se quiser, no escuro e no claro. A tutora disse que não tinha condições de ir ao neuro, nem ao oftalmo. Inicialmente encaminhei para o oftalmo justamente para descartar qualquer patologia, e depois pedi que ela fosse ao neuro... infelizmente ela não levou! Então arrisquei passar um corticoide oral sistêmico, e colírio em dose baixa. Graças a Deus está regredindo. Queria muito fazer uma retinografia ... Pensei em Síndrome de Her ( que em felino dá prolapso até em terceira pálpebra ) Mas não iremos saber o diagnostico rs Passei o tratamento paliativo e ela está respondendo.
25 de junho de 2020 às 17:58
Virginia Monteiro
Médico veterinário
Resposta:
Meticorten 5mg Acetato de Prednisolona Colírio
equipe
Maria Alessandra Del Barrio
Moderador
olá Virginia Você já fez teste para FeLV? Anisocoria é um sintoma muito relatado em gatos com FeLV!
27 de junho de 2020 às 16:41
Virginia Monteiro
Médico veterinário
Fiz sim teste para FIV/FELV negativo, essa gatinha castramos com 4 messes. Ela não saia de casa, fez todo protocolo vacinal, estava tudo em dias. Exames: hemograma, perfil renal e hepático sem alteração.
27 de junho de 2020 às 21:56
Desenvolvido por logo-crowd