Persistência do ducto arterioso

Dr. César Martins de Souza

Ultima atualização: 17 MAR DE 2020

Nomenclatura (sinônimos)

Ducto arterioso patente, PDA

Nome em inglês

Patent ductus arteriosus.

Definição

É uma condição clínica em que o ducto arterioso não fecha após o nascimento.

Fisiopatologia

O ducto arterioso é uma estrutura presente na circulação fetal.

Trata-se de um canal que liga a artéria pulmonar e a aorta e tem função de desviar o sangue da circulação pulmonar para a macrocirculação.

Normalmente esse ducto se fecha pouco após o nascimento, no entanto, em alguns pacientes esse ducto continua aberto.

Se o ducto permanece patente, o sangue consegue circular livremente por ele, e, como a pressão na aorta é bem maior que a pressão da artéria pulmonar (120 mmHg da aorta contra 25 mmHg na artéria pulmonar) o fluxo do shunt vai da circulação esquerda para a direita causando um hiperfluxo pulmonar.

Esse volume sanguíneo injetado na circulação pulmonar vai se somar ao sangue proveniente do lado direito e causa sobrecarga de volume do lado esquerdo, causando dilatação de átrio e ventrículo esquerdos.

A doença tende a progredir com manifestações clínicas de insuficiência cardíaca congestiva esquerda.

 

 

Etiologia

Ainda não conseguiram achar fatores causadores da persistência do ducto arterioso.

Maior ocorrência

Cães de raças pequenas como Yorkshire, Spitz Alemão, Maltês são mais predispostos.

Também pode ocorrer em Pastores Alemães ou outras raças com menor proporção.

Normalmente acomete mais fêmeas em uma relação de 3:1.

Achados de anamnese

Os tutores só vão perceber alterações quando já houver sinais de insuficiência cardíaca congestiva esquerda – tosse, dispneia, cansaço fácil, etc.

Manifestações clínicas

O sinal clássico do PDA é um sopro contínuo, normalmente melhor auscultado em foco pulmonar, ou próximo ao esterno.

Dependo do grau do shunt, o paciente pode não apresentar mais nenhuma outra manifestação clínica, porém, em casos mais graves animal pode apresentar crepitação pulmonar e dispneia.

 

Imagens

Procedimentos diagnósticos

O melhor método para diagnóstico do PDA é o ecodopplercardiograma.

Existem outras opções como angiografia, ou angiotomografia computadorizada, porém esses exames usam contrastes e podem ter outros efeitos colaterais, embora, somente a auscultação já é o bastante para praticamente fechar o diagnóstico de PDA.

Diagnósticos diferenciais

Outras cardiopatias congênitas, pneumonia, etc

Terapia inicial

Todo paciente com PDA deveria ser encaminhado para correção cirúrgica do ducto. A correção cirúrgica tem papel curativo da enfermidade então deve ser sempre indicada.

A oclusão do ducto pode ser feita de duas maneiras: via intervencionismo ou via toracotomia.

Infelizmente no Brasil, não temos muito acesso ao intervencionismo tanto pelo alto custo envolvido, tanto pela ausência de veterinários com treinamento técnico necessário.

O procedimento visa ocluir o ducto com dispositivos utilizando cateteres arteriais e/ou venosos, ou seja, sem necessidade de grandes procedimentos invasivos.

A técnica por toracotomia também é uma opção válida.

Apesar de requerer uma alta capacidade técnica da equipe cirúrgica, é muito mais viável de ser realizada e possui um maior número de pessoas capazes de realizar esse tipo de procedimento, porém, o risco nesse tipo de procedimento é bem maior e requer um cuidado intensivo no pós operatório por possuir maiores chances de complicações e para um bom manejo de dor.

Caso o paciente esteja em quadro congestivo, é necessário estabilização com furosemida na dose de 2 – 4 mg/kg, podendo ser repetida a cada 1 ou  2 horas (recomenda-se evitar doses maiores de 8 mg/kg ao dia).

Deve-se usar também pimobendam na dose 0,3 mg/kg por via oral a cada 12 horas.

Terapia de suporte e manutenção

Cães com PDA podem ter dilatações importantes de câmaras esquerdas.

Se por algum motivo o tutor optar por não realizar o procedimento corretivo (mesmo assumindo que seria a indicação adequada), deve-se continuar o tratamento prévio, porém tomar um certo cuidado com vasodilatadores, que podem diminuir a pressão na aorta.

 

Prognóstico

Se o paciente for submetido à correção, o prognóstico é bom, caso contrário o prognóstico é reservado a mau (em alguns casos).

 

Literatura recomendada

J Vet Intern Med. 2017 May-Jun; 31(3): 685–690.

Published online 2017 Apr 3. doi: 10.1111/jvim.14689

Clinical Characteristics of Adult Dogs More Than 5 Years of Age at Presentation for Patent Ductus Arteriosus

J Vet Intern Med. 2019 Mar-Apr; 33(2): 471–477.

Published online 2018 Dec 17. doi: 10.1111/jvim.15401

Anatomy, baseline characteristics, and procedural outcome of patent ductus arteriosus in German Shepherd dogs

 

Informação ao Tutor

O conteúdo deste site é para uso exclusivo e restrito dos associados. Apenas Médicos Veterinários graduados e estudantes de Medicina Veterinária são autorizados a acessar este site.

Não está permitida a divulgação de qualquer conteúdo sem a prévia autorização do Vetsapiens, por escrito. Os Médicos Veterinários são os únicos responsáveis pelo tratamento e cuidado de seus pacientes.

Quaisquer recomendações de colegas ou especialistas recebidas através deste site são meras opiniões individuais, e cada clínico é o exclusivo responsável pelo manejo de seus pacientes. Os fármacos e doses recomendadas ou calculadas no Vetsapiens devem ser sempre conferidos antes de sua aplicação.

Veterinários não devem utilizar medicações e ou protocolos com os quais não estejam familiarizados e confortáveis. O Vetsapiens preconiza que o encaminhamento para especialistas seja sempre a primeira recomendação dos clínicos gerais ao se depararem com casos clínicos além do seu conhecimento.

As imagens e informações trocadas neste site não substituem o exame físico do paciente, e a relação exclusiva entre veterinário-paciente-cliente. As imagens aqui postadas não podem ser consideradas de qualidade diagnóstica.

Toda e qualquer informação obtida neste site deve ser considerada apenas como uma sugestão individual e não tem qualquer valor diagnóstico.

Desenvolvido por logo-crowd