Citologia vaginal em cadelas – ciclo estral

Author: R. Bowen Tradução: Paola Lazaretti

Ultima atualização: 14 OUT DE 2020

Intodução

Os estágios do ciclo estral canino podem ser definidos pelo comportamento sexual, sinais físicos (edema vulvar, sangramento vaginal) ou pela citologia vaginal. O período de receptividade ao macho varia consideravelmente entre as cadelas; algumas cadelas são receptivas bem antes e depois do período de fertilidade potencial. Da mesma forma, sinais como "sangramento do proestro" geralmente não são indicadores confiáveis; algumas cadelas sangram muito pouco e outras apresentam sangramento durante o estro e no diestro.

Uma vez que as alterações citológicas refletem os eventos endócrinos subjacentes do ciclo, quase sempre são um melhor indicador do "tempo fértil" e da duração da gestação do que os sinais comportamentais ou físicos.

As mudanças citológicas durante o ciclo estral canino refletem as mudanças nas concentrações sanguíneas de estrogênio. Conforme ilustrado abaixo e descrito com mais detalhes na seção sobre Reprodução Canina, os níveis de estrogênio aumentam antes e durante o proestro e caem em conjunto com o aumento pré-ovulatório do hormônio luteinizante. Os níveis crescentes de estrogênio induzem a "cornificação" característica dos esfregaços examinados durante o estro. A ovulação ocorre dois dias após o pico de LH.

As seções abaixo descrevem o quadro citológico típico de diferentes estágios do ciclo estral canino. O exame de um único esfregaço às vezes pode fornecer informações úteis, mas também pode ser bastante enganoso. Por exemplo, muitas vezes é difícil diferenciar proestro e diestro de um esfregaço isolado. Portanto, é altamente recomendável que vários esfregaços sejam avaliados.

Anestro

Células Intermediárias e parabasais predominam em esfregaços obtidos durante o anestro. As células superficiais estão ausentes ou são encontradas em número muito pequeno. Os neutrófilos também podem estar presentes ou ausentes.

Proestro

As concentrações séricas de estrogênio aumentam durante o proestro, levando à ruptura capilar e vazamento de hemácias pelo epitélio uterino, bem como proliferação do epitélio vaginal.

O exame de esfregaços vaginais do proestro inicial ao final revelará uma mudança gradual das células intermediárias e parabasais para as células superficiais. Normalmente, os glóbulos vermelhos estão presentes em grande número e os neutrófilos são comumente observados. Um grande número de bactérias também está freqüentemente presente.

Em algumas cadelas, o proestro pode persistir por duas a três semanas. Nesses casos, a falta prolongada de receptividade pode sugerir a necessidade de inseminar artificialmente ou reproduzir o animal à força. O exame de esfregaços vaginais nesses casos aliviará essas preocupações - certamente, se mais do que uma pequena porcentagem das células forem parabasais e pequenas intermediárias, a reprodução é uma perda de tempo.

Estro

A característica definidora do estro citológico é a predominância de células superficiais. A maioria das cadelas, mas não todas, sofrerá cornificação total, e o esfregaço revelará um padrão monótono composto quase exclusivamente por células superficiais anucleadas.

Se a cadela foi coberta até um dia antes da preparação do esfregaço vaginal, é muito provável que espermatozoides sejam observados entre as células epiteliais. De fato, um exame cuidadoso para encontrar espermatozoides em um esfregaço feito poucas horas após uma suposta reprodução é um meio bastante confiável de confirmar ou negar tal incidente. Na imagem abaixo, um espermatozoide intacto (painel esquerdo) e uma cabeça de esperma (painel direito) estão presentes próximos às células superficiais.

Diestro

O início do diestro é marcado por um declínio abrupto no número de células superficiais e reaparecimento de células intermediárias e parabasais. Mais comumente, o perfil celular muda em um único dia de essencialmente 100% de células superficiais para menos de 20% de células superficiais. No entanto, é melhor confirmar o início do diestro examinando um esfregaço preparado no dia 2. do diestro.

A importância de identificar o início do diestro é que é um indicador consideravelmente mais preciso do momento da ovulação e, portanto, da duração da gestação, do que comportamento sexual.

Os cães ovulam 5-7 dias antes do início do diestro (7-9 dias após o pico pré-ovulatório de LH) e, portanto, a duração da gestação é geralmente 57 + 1 dia a partir do início do diestro no dia 1. O período de estro comportamental é variável , e freqüentemente se estende até vários dias antes e / ou após o estro citológico. Os comprimentos de gestação calculados a partir do início ou da cessação da receptividade são correspondentemente imprecisos. O início do diestro também se correlaciona bem com a perda de fertilidade, e os cruzamentos após a mudança do diestro raramente são férteis.

Referencias

http://www.vivo.colostate.edu/hbooks/pathphys/reprod/vc/cycle.html

Anexos referente a esta consulta rápida

Nenhum anexo disponível

O conteúdo deste site é para uso exclusivo e restrito dos associados. Apenas Médicos Veterinários graduados e estudantes de Medicina Veterinária são autorizados a acessar este site.

Não está permitida a divulgação de qualquer conteúdo sem a prévia autorização do Vetsapiens, por escrito. Os Médicos Veterinários são os únicos responsáveis pelo tratamento e cuidado de seus pacientes.

Quaisquer recomendações de colegas ou especialistas recebidas através deste site são meras opiniões individuais, e cada clínico é o exclusivo responsável pelo manejo de seus pacientes. Os fármacos e doses recomendadas ou calculadas no Vetsapiens devem ser sempre conferidos antes de sua aplicação.

Veterinários não devem utilizar medicações e ou protocolos com os quais não estejam familiarizados e confortáveis. O Vetsapiens preconiza que o encaminhamento para especialistas seja sempre a primeira recomendação dos clínicos gerais ao se depararem com casos clínicos além do seu conhecimento.

As imagens e informações trocadas neste site não substituem o exame físico do paciente, e a relação exclusiva entre veterinário-paciente-cliente. As imagens aqui postadas não podem ser consideradas de qualidade diagnóstica.

Toda e qualquer informação obtida neste site deve ser considerada apenas como uma sugestão individual e não tem qualquer valor diagnóstico.

Desenvolvido por logo-crowd