Informações

Princípio Ativo: Propionibacterium Acnes.
Classe terapêutica: Imunoestimulante.

Dose

Cães: Complemento da antibioticoterapia no tratamento da pioderma canina recorrente crônica: Agite bem. Administração IV nas seguintes dosagens: Para animais com peso de até 6.8 kg = 0,25 - 0,5 mL; 6,8 - 20,4 kg = 0,25 - 1 mL; 20, 4 - 34 kg = 1 - 1,5 mL; > 34 kg = 1,5 - 2 mL. Durante as duas primeiras semanas, administre 4 vezes a intervalos de 3 - 4 dias e, uma vez por semana, até os sintomas diminuírem ou estabilizarem. Recomenda-se doses de manutenção uma vez por mês. Papilomatose viral oral e cutânea: 2 mg / cão IM (profundo) a cada 5 - 7 dias. Repita conforme necessário até a regressão das lesões. Pode levar 6 doses antes que a resolução completa das lesões seja observada. Divida a dose em diferentes locais musculares se notar dor no local da injeção.
Gatos: Tratamento de infecções por retrovírus felino (extra-rótulo): Como um imunoestimulante antiviral em gatos para aumentar a hematopoiese em gatos positivos para FeLV : gatos de 2,26 kg: 0,25 mL IV, IP duas vezes por semana durante 2 semanas, depois uma vez por semana até remissão e uma vez por mês depois disso, para manter a melhora clínica. Para gatos de 4,5kg: 0,5 mL IV, IP duas vezes por semana durante 2 semanas, depois uma vez por semana durante 3 semanas e uma vez por mês durante 2 meses, para um total de nove injeções depois disso para manter a melhora clínica. Alguns protocolos sugerem acompanhamento com injeções uma vez por semana por 20 semanas ou mais, conforme necessário. Outros sugerem acompanhamento uma vez por semana até remissão clínica e depois uma vez por mês.
Outras espécies: Informação indisponível

Sobre

Aviso

Este medicamento pode ser encontrado em apresentações de uso humano, porém com literatura técnica que baseia seu uso na medicina veterinária. O uso de suas informações é de responsabilidade do médico veterinário.

Princípio(s) Ativo(s)

  • Propionibacterium acnes

Classificaçāo

Imunoestimulante

Receita

Receita Simples

Espécies

Cães

COMPOSIÇÃO

Cada ampola contém: Propionibacterium acnes 4 mg Veículo q.s.p. 1 ou 2 mL

ARMAZENAMENTO

Conservar sob refrigeração de 2°C a 8°C.

Apresentações e concentrações

Apresentações e concentrações

  • Imunoparvum, ampola (2 mL)

Indicações e contraindicações

INDICAÇÕES

O rótulo do fabricante observa que o produto é “… indicado no cão como adjuvante à antibioticoterapia no tratamento da pioderma canina recorrente crônica para diminuir a gravidade e extensão das lesões e aumentar a porcentagem de cães livres de lesões após a aplicação apropriada durante período terapêutico ". De forma anedótica, P. acnes pode ser benéfica como tratamento para a papilomatose canina. Adicionalmente, a injeção de P. acnes tem sido usada como imunoestimulante para o tratamento adjuvante da doença induzida pelo vírus da rinotraqueíte felina e do vírus da leucemia felina. Em cães, pode ser útil no tratamento adjuvante de melanoma e mastocitoma. Infelizmente, estudos controlados que documentaram a eficácia não foram localizados para essas potenciais indicações.

CONTRAINDICAÇÕES / PRECAUÇÕES

A injeção de Propionibacterium acnes é contraindicada em pacientes hipersensíveis a ele. Também deve ser considerado contraindicado no linfoma canino ou leucemias com envolvimento do SNC. Use com cautela em pacientes com disfunção cardíaca. Uma fonte afirma que seu uso é contraindicado em gatos com FIV ou PIF.

EFEITOS ADVERSOS

Ocasionalmente, poucas horas após a injeção, pode-se notar letargia, aumento da temperatura corporal, calafrios e anorexia. Reações anafiláticas também foram relatadas. O extravasamento da injeção pode causar inflamação local do tecido. Pode ocorrer dor no local da injeção, particularmente com volumes maiores e administração repetida; nesse caso, o volume pode ser dividido em diferentes locais musculares. Estudos de toxicidade a longo prazo demonstraram vômitos, anorexia, mal-estar, febre, acidose, aumento do consumo de água e hepatite.

REPRODUÇÃO, GESTAÇÃO E LACTAÇÃO

O uso seguro durante a prenhez não foi estabelecido.

SUPERDOSAGEM

Nenhuma informação de overdose foi observada; o fabricante afirma que o antídoto para o tratamento de reações anafiláticas é epinefrina.

Interações medicamentosas

O fabricante afirma que os efeitos imunoestimulantes podem ser comprometidos se administrados concomitantemente com glicocorticoides ou outros medicamentos supressores da imunidade; o fabricante recomenda interromper os esteroides pelo menos 7 dias antes do início da terapia.

Farmacologia

FARMACODINÂMICA

Uma injeção imunoestimulante inespecífica de Propionibacterium acnes pode induzir a ativação de macrófagos, produção de linfocinas, aumentar a atividade natural das células NK e aumentar a imunidade mediada por células.

FARMACOCINÉTICA

Nenhuma informação foi encontrada.

MONITORAMENTO

Monitore a eficácia e efeitos adversos.

Referências Bibliográficas

<https://www.plumbsveterinarydrugs.com/#!/monograph/bZn4xWulIS/>. Acesso em 30 de maio de 2020.

Desenvolvido por logo-crowd