Princípio Ativo: Orbifloxacina.
Classe terapêutica: Antibiótico (fluorquinolona).

Cães: 2,5 mg/kg – 7,5 mg/kg, VO a cada 24 horas.
Gatos: 2,5 mg/kg – 7,5 mg/kg, VO a cada 24 horas.

• Orbifloxacina

Antibiótico (fluoroquinolona)

Cães

• Orbifloxacino; Furoato de mometasona; Posaconazol.

• Posatex®, frasco (17,5 mL/15 g), com dispensador

Interações e contraindicações

Orbifloxacina é indicada para o tratamento de infecções bacterianas de pele e tecidos moles em cães e gatos.

Algumas fluoroquinolonas podem causar artropatias em animais em crescimento e o risco imposto pela orbifloxacina não é claro. Devido aos cães aparentarem ser mais sensíveis a esse efeito, o fabricante contraindica o fármaco para uso em cães imaturos durante a fase de crescimento rápido ( de 2 - 8 meses em raças de tamanho pequeno e médio e até 18 meses em raças grandes e gigantes). O fármaco também é contraindicado em cães e gatos com hipersensibilidade a orbifloxacina ou outras quinolonas. O uso de orbifloxacina é contraindicado em pacientes recebendo ciclosporina. O fabricante relata que a orbifloxacina deve ser utilizada com cautela em animais com doenças hepáticas ou do SNC ou suspeita das mesmas, pois, raramente, fármacos dessa classe têm sido associados com estimulação do SNC. Não exceder doses de 7,5 mg/kg/dia em gatos.

Efeitos gastrointestinais (anorexia, vômito, diarreia) são provavelmente os primeiros efeitos adversos a serem notados. Efeitos adversos oftálmicos são improváveis em gatos, mas há relatos de cegueira relacionada ao uso de orbifloxacina. Efeito de causa não foi comprovado, mas utilize doses altas cautelosamente em gatos.

Não foi estabelecido uso seguro em cães ou gatos de reprodução ou em gestação. Não se sabe se a orbifloxacina entra no leite materno.

Cães e gatos recebendo até 5 vezes (37,5 mg/kg) a dose recomendada por 30 dias não apresentaram nenhum efeito adverso significante. Em doses de 75 mg/kg cães apresentaram efeitos do TGI, incluindo anorexia, vômito, diarreia e pequena perda de peso. Glicosúria também foi notada. Gatos recebendo doses altas apresentaram fezes moles e diminuição no ganho de peso. Mudanças oftálmicas foram aparentes em gatos recebendo doses e 45 e 75 mg/kg/dia, incluindo degeneração retinal.

INTERAÇÕES

Antiácidos/produtos lácteos

Podem se ligar a orbfloxacina e prevenir sua absorção, separe as doses desse produtos por pelo menos 2 horas.

Outros antibióticos

Pode ocorrer sinergismo, mas não é previsível, contra algumas bactérias (particularmente Pseudomonas aeruginosa) com esses compostos. Mesmo com a orbifloxacina tendo mínima atividade contra anaeróbios, foi relatada sinergia in vitro quando usada em conjunto com clindamicina contra Peptostreptococcus spp, Lactobacillus spp, e Bacteroides fragilis.

Ciclosporina

Fluorquinolonas podem exacerbar a nefrotoxicidade e reduzir o metabolismo de ciclosporina administrada de forma sistêmica. O fabricante contraindica o uso concomitante de orbifloxacina e ciclosporina.

Flunixin

Foi observado em cães o aumento da área abaixo da curva e meia-vida de eliminação da enrofloxacina e a enrofloxacina aumenta a área abaixo da curva e meia-vida de eliminação do flunixin; não se sabe se orbifloxacina também causa esse efeito ou se outros AINEs interagem com a orbifloxacina em cães.

Gliburida

Hipoglicemia severa é possível.

Ferro, Zinco (oral)

Diminuição da absorção de orbifloxacina, separe as doses por pelo menos 2 horas.

Metotrexato

Aumento dos níveis de metotrexato possivelmente resultando em toxicidade.

Nitrofurantoina

Pode antagonizar a atividade antimicrobiana das fluorquinolonas e seu uso concomitante não é recomendado.

Fenitoina

A orbifloxacina pode alterar os níveis de fenitoina.

Probenecida

Bloqueia a secreção tubular da ciprofloxacina e pode também aumentar o nível sanguíneo e a meia-vida da orbifloxacina.

Sucralfato

Pode inibir a absorção da orbifloxacina; separe as doses desses fármacos por pelo menos 2 horas.

Teofilina

A orbifloxacina pode aumentar os níveis de teofilina no sangue.

Varfarina

Potencialmente aumenta os efeitos da varfarina.

A orbifloxacina é um agente bactericida concentração dependente. Ela age pela inibição da DNA-girase bacteriana, prevenindo assim o enrolamento do DNA e a síntese de DNA. A rede de resultados é a perturbação da replicação celular da bactéria. Como outras fluorquinolonas, a orbifloxacina tem demonstrado um importante efeito pós antibiótico para ambas bactérias gram-positivas e gram-negativas. Orbifloxacina tem boa atividade contra vários bacilos e coccos gram-negativos e gram-positivos, incluindo a maior parte das espécies e cepas de Klebsiella spp, Staphylococcus pseudintermedius ou S aureus, E coli, Enterobacter spp, Campylobacter spp, Bartonella spp, Shigella spp, Proteus spp e Pasteurella spp. Algumas cepas de Pseudomonas aeruginosa e outras Pseudomonas spp são resistentes a orbifloxacina e a maioria dos Enterococcus spp são resistentes. Como outras fluorquinolonas, a orbifloxacina tem atividade fraca contra a maioria dos anaeróbios e não é uma boa escolha quando tratando de uma infecção anaeróbica ou a suspeita de uma.

Após a administração oral em cães e gatos a orbifloxacina é aparentemente completamente absorvida, entretanto em formulação de suspensão resulta em níveis plasmáticos mais baixos e variáveis em gatos se comparado aos comprimidos.

Monitore a eficácia e os efeitos adversos.

Referências bibliográficas

<https://www.plumbsveterinarydrugs.com/#!/monograph/zx0vd81WY0>. Acesso em 25 de maio de 2020.