Informações

Princípio Ativo: Melfalano.
Classe terapêutica: Antineoplásico.

Dose

Cães: 1,5 – 2 mg/m² ou 0,1 – 0,2 mg/kg.
Gatos: 1,5 – 2 mg/m² ou 0,5 mg VO por gato.
Outras espécies: Informação indisponível

Sobre

Aviso

Este medicamento pode ser encontrado em apresentações de uso humano, porém com literatura técnica que baseia seu uso na medicina veterinária. O uso de suas informações é de responsabilidade do médico veterinário.

Princípio(s) Ativo(s)

  • Melfalano

Classificaçāo

Antineoplásico

Espécies

Cães e Gatos

Apresentações e concentrações

Apresentações e concentrações

  • Alkeran Comprimidos 2 mg, comprimido (25 un)
  • Alkeran Injetável 50 mg, frasco ampola
  • Busilvex 6mg/mL, frasco ampola
  • Dalinvi 100mg, frasco ampola
  • Velcade 3,5mg, frasco ampola

Indicações e contraindicações

INDICAÇÕES

O melfalano pode ser útil no tratamento de uma variedade de doenças neoplásicas, incluindo carcinoma ovariano, neoplasias linforeticulares, osteossarcoma e neoplasias mamárias ou pulmonares. Quando combinado com prednisona, é considerado o medicamento de escolha no tratamento do mieloma múltiplo. O melfalano pode ser utilizado no tratamento de trombocitemia primária em cães ou gatos. Foi usado com sucesso em um protocolo de resgate que combina dexametasona, melfalano, dactinomicina e citarabina para tratar linfoma multicêntrico recidivado em cães.

CONTRAINDICAÇÕES / PRECAUÇÕES

Melfalan não deve ser usado em pacientes com histórico de hipersensibilidade e deve ser usado com cautela nas seguintes condições: anemia, depressão da medula óssea, infecção atual, função hepática ou renal comprometida, infiltração de células tumorais na medula óssea ou pacientes que receberam quimioterapia ou radioterapia prévia. O melfalano é considerado irritante e deve-se tomar cuidado para evitar extravasamento.

EFEITOS ADVERSOS

O efeito adverso provável mais sério com o melfalano é a depressão da medula óssea (anemia, trombocitopenia, leucopenia). Potenciais efeitos adversos incluem efeitos gastrointestinais (anorexia, vômito, diarreia), infiltrados ou fibrose pulmonar ou efeitos neurotóxicos.

REPRODUÇÃO, GESTAÇÃO E LACTAÇÃO

O uso seguro de melfalano durante a gestação não foi estabelecido; outros agentes alquilantes são teratógenos conhecidos. Use somente durante a gestação quando os benefícios para a mãe superarem os riscos para a prole. Melfalan pode suprimir a função gonadal.

SUPERDOSAGEM

Pouca informação está disponível; improvável que cause morbidade significativa após uma única overdose.

Interações medicamentosas

Ciclosporina

Há relatos anedóticos de melfalano causando nefrotoxicidade associada ao uso sistêmico da ciclosporina em humanos.

Imunossupressor

Pode aumentar o efeito imunossupressor e diminuir a concentração de ciclosporina.

Agentes mielossupressores

Podem aumentar o risco de neutropenia ou outros efeitos hematológicos.

Vacinas vivas

O melfalano pode diminuir a eficácia da vacina.

Farmacologia

FARMACODINÂMICA

O melfalano é um agente alquilante bifuncional e interfere na transcrição do RNA e na replicação do DNA, interrompendo a função do ácido nucleico. Por ser bifuncional, tem efeitos nas células em divisão e em repouso. O melfalano não requer ativação pelo fígado (diferentemente da ciclofosfamida).

FARMACOCINÉTICA

A absorção de melfalano é variável e geralmente incompleta. É distribuído por toda a água do corpo, mas não se sabe se atravessa a placenta, a barreira hematoencefálica ou leite materno. O melfalano é hepático e eliminado principalmente por hidrólise.

MONITORAMENTO

Faça hemograma completo com plaquetas pelo menos uma vez por semana durante 2 semanas e depois mensalmente. A mielossupressão significativa requer uma alteração na dose ou na frequência da administração.

Referências Bibliográficas

VIANA, F. A. B. Guia Terapêutico Veterinário. 3 ed. Minas Gerais: Editora CEM, 2014. 560 p. <https://consultaremedios.com.br/b/melfalano>. Acesso em 23 de maio de 2020. <https://www.plumbsveterinarydrugs.com/#!/monograph/YeDth3KNZV/>. Acesso em 23 de maio de 2020.
Desenvolvido por logo-crowd