Informações

Princípio Ativo: Lufenuron.
Classe terapêutica: Ectoparasiticida.

Dose

Cães: 10 mg/kg (mínimo) VO uma vez a cada mês.
Gatos: 30 mg/kg VO ou 10 mg/kg SC para 6 meses.
Outras espécies: Informação indisponível

Sobre

Aviso

Este medicamento pode ser encontrado em apresentações de uso humano, porém com literatura técnica que baseia seu uso na medicina veterinária. O uso de suas informações é de responsabilidade do médico veterinário.

Princípio(s) Ativo(s)

  • Lufenuron

Classificaçāo

Ectoparasiticida

Receita

Receita Simples

Espécies

Cães e Gatos

INFORMAÇÕES AO CLIENTE

O controle de pulgas deve ser integrado. Com tratamento dos animais e do ambientes em que eles vivem.

ARMAZENAMENTO

Conservar em local seco, entre 15°C e 30°C, ao abrigo da luz solar direta e fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Apresentações e concentrações

Opções veterinárias

Apresentações e concentrações

  • Lufenuron

Indicações e contraindicações

INDICAÇÕES

O lufenuron é indicado para cães e gatos com 4 semanas de idade ou mais para o controle da população de pulgas. A injeção de 6 meses para gatos é indicada para o controle de pulgas em gatos com 5 semanas de idade ou mais.

CONTRAINDICAÇÕES / PRECAUÇÕES

Não deve ser usada por paciente com hipersensibilidade conhecida ao medicamento. Produtos injetáveis para gatos não devem ser utilizados em cães; reações locais severas são possíveis.

EFEITOS ADVERSOS

Efeitos adversos relatados em cães e gatos após a administração de lufenuron incluem: vômito, diarreia, anorexia, letargia/depressão, prurido/urticária, eritema e dispneia. Após receber o produto injetável um pequeno aumento de volume ou reação tecidual no local de aplicação foi notado em alguns animais. Algumas semanas podem ser necessárias para que esses sinais se dissipem.

REPRODUÇÃO, GESTAÇÃO E LACTAÇÃO

Os produtos orais de lufenuron são considerados seguros para o uso em animais gestantes, lactentes ou lactantes; segurança de produtos injetáveis em gatos de reprodução não foi formalmente estabelecida.

Interações medicamentosas

INTERAÇÕES

Dados disponíveis são limitados; o fabricante relata que quando utilizado com uma variedade de adulticidas, vacinas, antibióticos e esteroides, nenhum efeito adverso ou interação foi notada em cães ou gatos.  

Farmacologia

FARMACODINÂMICA

Lufenuron é um composto benzoiluréia fenol que age inibindo síntese de quitina, polimerização e deposição de pulgas, prevenindo assim o desenvolvimento de ovos em adultos. Após picar um cão ou gato tratado com lufenuron ele é depositado nos ovos da pulga fêmea. O lufenuron não mata pulgas em estágio adulto.

FARMACOCINÉTICA

Aproximadamente 40% de uma dose oral é absorvida com o restante eliminado nas fezes. Para maximizar a absorção oral, o fabricante recomenda administração em conjunto ou imediatamente após (dentro de 30 minutos) uma refeição. O fármaco é absorvido no intestino delgado e armazenado em tecido adiposo que age como depósito que redistribui lentamente o fármaco de volta para a circulação. Enquanto o fármaco se concentra no leite em animais lactantes, ele aparentemente não causa efeito indesejados em animais lactentes. Gatos que receberam o fármaco injetável chegam a concentrações sanguíneas efetivas após 2 - 3 semanas. Gatos necessitam de doses orais substancialmente maiores por kg do que cães para eficácia equivalente. O fármaco aparentemente não é metabolizado, mas é excretado ativo na bile e eliminado nas fezes.

MONITORAMENTO

Monitorar a eficácia do tratamento.

Referências Bibliográficas

BRANDÃO, L. P. Pulicidas empregados na medicina de pequenos animais. Anais - XIII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária & I Simpósio Latino-Americano de Ricketisioses, Ouro Preto, MG, 2004. PAPICH, M. G. Manual Saunders de terapia veterinária. 3ª ed. Elsevier, Rio de Janeiro, 2012. RAMADINHA, R. R. et al. Lufenuron no tratamento da dermatofitose em gatos? Pesq. Vet. Bras. vol.30 no.2 Rio de Janeiro Feb. 2010 <https://www.plumbsveterinarydrugs.com/#!/monograph/QfrgPQu8Ss/>. Acesso em 22 de maio de 2020.
Desenvolvido por logo-crowd