Informações

Princípio Ativo: Ifosfamida.
Classe terapêutica: Antineoplásico.

Dose

Cães: Administrar solução fisiológica (18 mL/kg/h/IV) durante seis horas, aplicando a Ifosfamida 30 minutos após iniciada esta administração. Até 10 kg 350 mg / m²; Acima 10 kg 375 mg / m².
Gatos: Administrar solução fisiológica (18 mL/kg/h/EV) durante seis horas, aplicando a Ifosfamida 30 minutos após iniciada esta administração. 300 - 500 mg / m².
Outras espécies: Informação indisponível

Sobre

Aviso

Este medicamento pode ser encontrado em apresentações de uso humano, porém com literatura técnica que baseia seu uso na medicina veterinária. O uso de suas informações é de responsabilidade do médico veterinário.

Princípio(s) Ativo(s)

  • Ifosfamida

Classificaçāo

Antineoplásico

Espécies

Cães e Gatos

ARMAZENAMENTO

24 horas sob refrigeração.

Apresentações e concentrações

Apresentações e concentrações

  • Evolox, frasco ampola (1 g)
  • Holoxane, frascos-ampola (500 mg)
  • Holoxane, frascos-ampola (1 g)
  • Holoxane, frascos-ampola (2 g)
  • Ifosfamida, frasco ampola (1 g)
  • Ifosfamida, frasco ampola (2 g)

Indicações e contraindicações

INDICAÇÕES

Antineoplásico (mostarda nitrogenada alquilante) para tratamento de linfomas e sarcomas.

CONTRAINDICAÇÕES / PRECAUÇÕES

Devido a sua toxicidade a ifosfamida deve ser utilizada apenas por clínicos experientes com o uso de agentes citotóxicos e habilitados a monitorar adequadamente os efeitos do tratamento. A ifosfamida é contraindicada em pacientes com histórico de hipersensitividade, com mielossupressão severa, com obstrução do fluxo urinário ou com cistite hemorrágica ativa.  A Ifosfamida deve ser utilizada com extremo cuidado em pacientes com função renal prejudicada. Pacientes intolerantes a diurese salina forçada não devem receber este medicamento. A ifosfamida deve ser utilizada em conjunto com a misna para reduzir o risco de cistite hemorrágica. Caso infecção urinária secundária ocorra, é recomendado, mesmo com melhora clínica, que a ifosfamida não seja usada novamente nesse paciente.

EFEITOS ADVERSOS

Mielossupressão, lesão do epitélio da bexiga, nefrotoxicidade, edema pulmonar, anafilaxia, náuseas, vômito, neurotoxidade (sonolência e confusão) e alopecia.

REPRODUÇÃO, GESTAÇÃO E LACTAÇÃO

Não usar em gestantes e lactantes.

Interações medicamentosas

INTERAÇÕES

Cisplatina

A ifosfamida pode potencializar a ototoxicidade e nefrotoxicidade induzidas pela cisplatina.

Agentes mielossupressores

O uso concomitante com outros fármacos depressores da medula óssea pode resultar em mielossupressão adicional, se possível evite essa combinação.

Vacinas (vivas e atenuadas)

A ifosfamida pode diminuir a eficácia da vacina e aumentar seus efeitos adversos.

Farmacologia

FARMACODINÂMICA

A ifosfamida é um antineoplásico alquilante. Sua reatividade química é não específica, mas seu efeito citotóxico primário é supostamente pela alquilação das hélices de DNA das células cancerígenas resultando em ligações cruzadas e inibição do crescimento do tumor, replicação do DNA, transcrição do RNA e síntese de proteínas.

FARMACOCINÉTICA

Geralmente administrada IV, é também bem absorvida em injeção SC ou administração oral; sua biodisponibilidade por essas vias é de 90 ou mais. A ifosfamida e seus metabólitos são amplamente distribuídos e entram nos ossos e SNC, entretanto não em níveis terapêuticos.  A ifosfamida, um pró fármaco, é convertida em seus metabolitos primariamente pelas vias oxidativas no fígado e em menor proporção nos pulmões. É então catalisada em seu primeiro metabólito alquilante ativo, a mostarda ifosfamida.

MONITORAMENTO

Hemograma completo com plaquetas (referência e antes da redosagem); função renal com eletrólitos (referência e antes da redosagem); urinálise (referência e periódico); enzimas hepáticas (referência e periódico); outros efeitos adversos (sobrecarga de volume/edema pulmonar, neurotoxicidade, toxicidade gastrointestinal); eficácia.

Referências Bibliográficas

VIANA, F. A. B. Guia Terapêutico Veterinário. 3 ed. Minas Gerais: Editora CEM, 2014. 560 p. <https://www.plumbsveterinarydrugs.com/#!/monograph/qTsQy43vv0>. Acesso em 20 de maio de 2020. <https://consultaremedios.com.br/ifosfamida/pa>. Acesso em 20 de maio de 2020.
Desenvolvido por logo-crowd