Informações

Princípio Ativo: Hidroxizine.
Classe terapêutica: Anti-histamínico.

Dose

Cães: Antiprurido/antihistaminico: 2 mg/kg VO a cada 12 horas.
Gatos: Antiprurido/antihistaminico: 5 - 10 mg por gato VO a cada 12 horas.
Outras espécies: Informação indisponível

Sobre

Aviso

Este medicamento pode ser encontrado em apresentações de uso humano, porém com literatura técnica que baseia seu uso na medicina veterinária. O uso de suas informações é de responsabilidade do médico veterinário.

Princípio(s) Ativo(s)

  • Hidroxizine

Classificaçāo

Anti-histamínico

Receita

Receita Simples

Espécies

Cães

Apresentações e concentrações

Apresentações e concentrações

  • Hidroxizine 25 mg, comprimido
  • Hidroxizine 10 mg, comprimido
  • Hidroxizine 25 mg, comprimido
  • Hidroxizine 2 mg/mL, xarope
  • Hixizine 25 mg, comprimido
  • Hixizine 2 mg/mL, xarope
  • Marax, comprimido
  • Prurizin 10 mg/5 mL, solução oral

Indicações e contraindicações

INDICAÇÕES

Hidroxizine é um agente antihistaminico bloqueador de receptores-H1 que pode ser útil no tratamento de prurido mediado por histamina e condições alérgicas em cães e gatos, incluindo urticária e hipersensibilidade a picadas de insetos. 

EFEITOS ADVERSOS

O efeito adverso comumente relacionado com o hidroxizine é sedação. Em cães é geralmente moderado e temporário. Ocasionalmente antihistaminicos podem causar hiperexcitabilidade. Foi relatado em cães tremores amenos e rápidos, tremores de corpo inteiro e raramente convulsões ao receber esse fármaco. Gatos podem desenvolver polidipsia, depressão ou mudanças comportamentai sob uso deste medicamento. Os efeitos anticolinérgicos do hidroxizine podem causar secura de membranas mucosas, constipação ou retenção urinária.

REPRODUÇÃO, GESTAÇÃO E LACTAÇÃO

Durante a gestação (principalmente o primeiro trimestre) apenas quando os benefícios forem maiores que os riscos. Não se sabe se o hidroxizine entra no leite materno, mas a cetirizina, um metabólito do hidroxizine, foi detectado no leite.

SUPERDOSAGEM

Se espera que superdosagens causem aumento de sedação e talvez, hipotensão. Em doses altas pequenos tremores e raramente convulsões foram relatados. Não há antídotos específicos disponíveis. Protocolos de esvaziamento gástrico devem ser considerados com superdosagem em doses grandes ou desconhecidas. Tratamento suporte e sintomático são recomendados se necessário.

Interações medicamentosas

INTERAÇÕES

Anticolinérgicos

Efeitos anticolinérgicos aditivos podem ocorrer quando o hidroxizine é utilizado concomitantemente com outros agentes anticolinérgicos.

Outros fármacos depressores do SNC

Depressão adicional do SNC pode ser observada se hidroxizine e outros fármacos depressores do SNC forem combinados.

Epinefrina

O hidroxizine pode inibir ou reverter os efeitos vasopressores da epinefrina. O uso de norepinefrina ou metaraminol é recomendado no lugar da epinefrina.

Farmacologia

FARMACODINÂMICA

Como outros antihistaminico de receptores-H1, o hidroxizine age competindo com a histamina  pelos sítios de receptores-H1 em células efetoras. Antihistaminicos não bloqueiam a liberação de histamina, mas podem antagonizar seus efeitos.

FARMACOCINÉTICA

Em cães, o hidroxizine tem biodisponibilidade de cerca de 70%, mas com alta variabilidade entre pacientes. Níveis máximos ocorrem em cerca de 3 horas após a administração e a meia-vida de eliminação é de aproximadamente 18 horas. O hidroxizine é rapidamente metabolizado em cetirizina (ativo), que tem meia-vida de eliminação de cerca de 11 horas. A área embaixo da curva para cetirizina foi de 10 vezes a do hidroxizina.

CONSIDERAÇÕES LABORATORIAIS

Testes cutâneos de alergia são inibidos por anti-histamínicos.

MONITORAMENTO

Monitorar a eficácia e efeitos adversos do medicamento.

Referências Bibliográficas

PAPICH, M. G. Manual Saunders de terapia veterinária. 3ª ed. Elsevier, Rio de Janeiro, 2012. SANTANA, O. O. Antiarrítmicos. In: SILVA, P., 1921. Farmacologia/Penildon Silva – 8 ed. [Reimpr.]. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. <https://www.plumbsveterinarydrugs.com/#!/monograph/J0INpFLgZE/>. Acesso em 20 de maio de 2020. <https://consultaremedios.com.br/b/hidroxizine>. Acesso em 20 de maio de 2020.  
Desenvolvido por logo-crowd