Informações

Princípio Ativo: Fitomenadiona.
Classe terapêutica: Anti-hemorrágico.

Dose

Cães: 0,25 – 5 mg/kg SC ou IM.
Gatos: 0,25 – 5 mg/kg SC ou IM.
Outras espécies: Informação indisponível

Sobre

Aviso

Este medicamento pode ser encontrado em apresentações de uso humano, porém com literatura técnica que baseia seu uso na medicina veterinária. O uso de suas informações é de responsabilidade do médico veterinário.

Princípio(s) Ativo(s)

  • Fitomenadiona

Classificaçāo

Anti-hemorrágico

Espécies

Cães e Gatos

Apresentações e concentrações

Apresentações e concentrações

  • Kavit, frasco ampola (10 mL)
  • Kanakion MM 10mg/mL, ampola (1 mL)
  • Vikatron 10mg/mL, ampola (1 mL)

Indicações e contraindicações

INDICAÇÕES

Este medicamento é indicado para hemorragias (sangramentos) e falta de vitamina K1. A fitomenadiona é indicada após distúrbios de coagulação (reações que formam um coágulo para paralisar a perda de sangue de um vaso sanguíneo), quando causados pela deficiência de vitamina K1 ou atividade diminuída desta vitamina. Está indicada nos casos de: - Inibição da coagulação induzida pela deficiência de protrombina (proteína importante para coagulação) causada por superdosagem de anticoagulantes, por cumarínicos ou derivados de indandiona. - Profilaxia (prevenção) e terapia de doenças hemorrágicas (sangramento) do recém-nascido. - Baixas dosagens de protrombina no sangue devido à terapia prolongada com antibióticos. - Baixas dosagens de protrombina no sangue secundária para fatores limitando a absorção ou síntese de vitamina K1, como por exemplo, icterícia obstrutiva (estado no qual a pele se encontra amarelada devido a uma grande quantidade de pigmentos biliares no sangue), fístula biliar (aparecimento de bile no intestino), colite ulcerativa (inflamação da porção terminal do intestino grosso), doença celíaca (intolerância ao glúten), ressecamento intestinal (constipação intestinal), fibrose cística do pâncreas (distúrbio nas secreções de algumas glândulas produtoras de muco – exócrinas) e enterite regional (doença inflamatória do trato intestinal). - Falta de vitamina K resultante da administração prolongada de sulfonamidas ou preparados salicílicos.

CONTRAINDICAÇÕES / PRECAUÇÕES

É absolutamente contraindicada a administração da fitomenadiona pela via intravenosa (via de administração nas veias) devido à possibilidade de ocorrer choque anafilático (reação alérgica sistêmica, severa e rápida a uma determinada substância).

EFEITOS ADVERSOS

Pode ocorrer morte após administração intravenosa. Graves reações, incluindo fatalidades, têm ocorrido durante ou logo após a administração por via intravenosa da fitomenadiona, mesmo quando precauções foram tomadas quanto à diluição e a rápida infusão do produto. Estas graves reações parecem ser tipicamente de hipersensibilidade ou reações alérgicas sistêmicas, incluindo choque, parada respiratória e/ou cardíaca. Alguns pacientes têm apresentado estas graves reações após receberem o medicamento pela primeira vez. Entretanto, a via intravenosa deve ser restrita a situações em que outras vias não forem praticáveis e os sérios riscos envolvidos forem considerados justificáveis. Sensações transitórias de vermelhidão da pele e sensações peculiares de gosto têm sido observadas. Em raros casos foram observados tontura, pulsação fraca e rápida, suor em abundância, breve baixa da pressão, falta de ar e pele azulada. Podem ocorrer dor, inchaço e sensibilidade no local da injeção. Também podem ocorrer sensibilidade alérgica, incluindo reações anafiláticas. Após injeções repetidas tem ocorrido, não com muita frequência, irritação da pele, endurecimento, placas avermelhadas que coçam. Raramente estes sintomas progridem para lesões esclerodermatoides (caracterizada por alterações degenerativas e endurecimento dos tecidos da pele, articulações e órgãos internos), persistindo por longos períodos. Em outros casos estas lesões se parecem com irritações na pele. Tem sido observado, em recém-nascidos, alta concentração de bilirrubina no sangue seguido da administração de fitomenadiona. Isto ocorre raramente e fundamentalmente com doses acima daquelas recomendadas.

SUPERDOSAGEM

Ainda não foi descrita superdosagem por fitomenadiona.

Interações medicamentosas

Antibióticos orais

Embora a terapia crônica com antibióticos não deva apresentar efeitos significantes na absorção da fitomenadiona, esses medicamentos podem diminuir o número de bactérias produtoras de vitamina K no intestino.

Óleo mineral

A administração oral de ambos pode fazer o óleo mineral reduzir a absorção da vitamina k. 

Varfarina

A fitomenadiona antagoniza os efeitos anticoagulantes dos agentes cumarina e indandiona.

Farmacologia

CONSIDERAÇÕES LABORATORIAIS

Seu médico deverá averiguar regularmente o estado de coagulação, assim como as suas condições clínicas.

FARMACODINÂMICA

A vitamina K1 é um cofator na ativação hepática dos fatores de coagulação sanguínea II (protrombina), VII, IX e X, bem como anticoagulante das proteínas C e S. Sem a vitamina K1 essas proteínas coagulantes permanecem no estado não-funcional. A fitomenadiona exógena parece ter efeito farmacológico apenas em pacientes deficientes de vitamina K, e nenhum efeito em pacientes saudáveis.

FARMACOCINÉTICA

A fitomenadiona é absorvida no trato gastrointestinal de animais monogástricos através dos vasos linfáticos intestinais, mas apenas na presença de sais biliares. A absorção oral de fitomenadiona pode ser significativamente aumentada pela administração com alimentos gordurosos. A biodisponibilidade oral relativa do medicamento aumenta 4-5 vezes em cães que recebam comida enlatada junto da dose. Após a administração oral, o aumento de fatores coagulantes pode não acontecer até 6-12 horas depois. A fitomenadiona pode se concentrar no fígado por um curto período de tempo, mas não é sensivelmente armazenada no fígado ou outros tecidos. é distribuída apenas em pequenas quantidades pela placenta em animais gestantes. Fitomenadiona administrada de forma exógena adentra o leite. A eliminação da Vitamina K1 não é plenamente elucidada.

Referências Bibliográficas

<https://consultaremedios.com.br/fitomenadiona/pa>. Acesso em 16 de maio de 2020.

<https://www.plumbsveterinarydrugs.com/#!/monograph/gHNMY88Kcn/>. Acesso em 16 de maio de 2020.
Desenvolvido por logo-crowd