Informações

Princípio Ativo: Fentolamina.
Classe terapêutica: Anti-hipertensivo.

Dose

Cães: 0,02 - 0,1 mg / kg IV.
Gatos: 0,02 - 0,1 mg / kg IV.
Outras espécies: Informação indisponível

Sobre

Aviso

Este medicamento pode ser encontrado em apresentações de uso humano, porém com literatura técnica que baseia seu uso na medicina veterinária. O uso de suas informações é de responsabilidade do médico veterinário.

Princípio(s) Ativo(s)

  • Fentolamina

Classificaçāo

Anti-hipertensivo

Espécies

Cães e Gatos

Apresentações e concentrações

Apresentações e concentrações

  • Vasoviril 40 mg, comprimido (4 un)

Indicações e contraindicações

INDICAÇÕES

Bloqueador alfa-adrenérgico anti-hipertensivo. Em humanos, é um fármaco indicado para o tratamento de disfunções eréteis.

CONTRAINDICAÇÕES / PRECAUÇÕES

Não usar em portadores de úlceras gástricas.

EFEITOS ADVERSOS

Náusea, vômitos, diarreia, cólica, ativação de úlceras, congestão nasal, hipotensão, ataxia e hiperemia cutânea.

REPRODUÇÃO, GESTAÇÃO E LACTAÇÃO

Não usar em gestantes.

Interações medicamentosas

Interações

Fentolamina pode potencializar os efeitos de agentes anti-hipertensivos. Os antipsicóticos podem aumentar o efeito hipotensivo de bloqueadores alfa adrenérgicos.

Farmacologia

Farmacodinâmica

Uma liberação neural aumentada de noradrenalina, causada pelo bloqueio pré-sináptico de receptores alfa2, pode contribuir com os efeitos inotrópicos e cronotrópicos positivos no músculo cardíaco. Em doses menores, o efeito inotrópico é predominante e há aumento da pressão sanguínea; em doses maiores, a vasodilatação periférica pode prevalecer sobre o efeito inotrópico e ocorre a diminuição da pressão sanguínea.

Farmacocinética

Em humanos a fentolamina é rápida e completamente absorvida por via oral. Após a administração oral de 40 mg de Fentolamina, o pico da concentração plasmática de Fentolamina inalterada é atingido após 0,5 – 1 hora, correspondendo a 22 – 46 ng/mL. A meia-vida de eliminação após a administração de uma dose única é de 1,7 horas. Dentro de um período de 24 horas, 90% da dose oral de 40mg é eliminada inalterada ou na forma de metabólitos, sendo que 70% é encontrada na urina e 20% nas fezes. A eliminação total completa-se após um período de 4 dias.  

Referências Bibliográficas

VIANA, F. A. B. Guia Terapêutico Veterinário. 3 ed. Minas Gerais: Editora CEM, 2014. 560 p. <https://consultaremedios.com.br/fentolamina/pa#bula>. Acesso em 16 de maio de 2020.
Desenvolvido por logo-crowd