Informações

Princípio Ativo: Dipropionato de Beclometasona.
Classe terapêutica: Anti-inflamatório.

Dose

Cães: Uso inalatório.
Gatos: Uso inalatório.
Outras espécies: Informação indisponível

Sobre

Aviso

Este medicamento pode ser encontrado em apresentações de uso humano, porém com literatura técnica que baseia seu uso na medicina veterinária. O uso de suas informações é de responsabilidade do médico veterinário.

Princípio(s) Ativo(s)

  • Dipropionato de Beclometasona

Classificaçāo

Anti-inflamatório

Espécies

Cães e Gatos

ARMAZENAMENTO

Conservar o medicamento Clenil® HFA em temperatura ambiente (15˚C a 30˚C). Importante: A lata de Clenil® HFA é pressurizada. Não tente furá-la, quebrá-la ou queimá-la, mesmo quando vazia. O recipiente não deve ser exposto a fontes de calor.

Apresentações e concentrações

Apresentações e concentrações

  • Clenil HFA, aerossol dosimetrado (50 mcg)
  • Clenil HFA, aerossol dosimetrado (200 mcg)
  • Clenil HFA, aerossol dosimetrado (250 mcg)
  • Beclosol 50mcg/mg, aerossol
  • Clenil Nasal Aquoso 0,4mg/mL, aerossol

Indicações e contraindicações

INDICAÇÕES

Clenil® HFA é destinado ao tratamento e prevenção da asma brônquica e bronquite, bem como nos processos inflamatórios das vias aéreas superiores (como nariz, garganta e brônquios). Clenil® HFA contém um anti-inflamatório de ação local (dipropionato de beclometasona), que controla a inflamação dos brônquios, reduzindo o inchaço e a secreção exagerada de fluidos, evitando aos poucos o surgimento da falta de ar. Administrado por inalação, o dipropionato de beclometasona atua exclusivamente sobre as estruturas da árvore respiratória. Em decorrência deste fato, desde que obedecidas as doses indicadas, não ocasiona efeitos sistêmicos e não interfere nas funções da córtex da glândula suprarrenal. Uma melhora significativa ocorre, geralmente, em poucos dias de uso da medicação, mas pode ser necessário de uma ou duas semanas de tratamento para que sua ação seja observada. Os efeitos terapêuticos desse medicamento não são percebidos na hora do uso, portanto não deve ser usado como medicamento de alívio durante crises de falta de ar. O efeito de Clenil® HFA aparece em um prazo maior (duas a três semanas) depois do início do tratamento, ajudando a prevenir e tratar as inflamações das vias respiratórias (tais como asma e bronquite).

CONTRAINDICAÇÕES / PRECAUÇÕES

Clenil® HFA é contraindicado para pacientes sensíveis a quaisquer dos princípios ativos ou demais componentes da fórmula. É também contraindicado caso você tenha hipersensibilidade individual aos derivados de cortisona, herpes simples ou tuberculose pulmonar (ativa ou inativa). Caso você seja sensível ao álcool, este produto é contraindicado. Clenil® HFA não é indicado para tratamento das crises e sintomas da asma aguda. Nestas condições, um broncodilatador inalatório de rápida ação é requerido (tenha sempre sua medicação de alívio das crises consigo, caso faça uso de alguma).

Interações medicamentosas

Dissulfiram ou metronidazol

Potencial teórico de interação.

Farmacologia

FARMACODINÂMICA

O princípio ativo do Dipropionato de Beclometasona é o Dipropionato de Beclometasona, um derivado cortisônico com atividade tópica anti-inflamatória e antialérgica eficaz sobre a mucosa das vias respiratórias. O Dipropionato de Beclometasona exerce especificamente uma ação antirreativa nos brônquios, reduzindo o edema e a hipersecreção e inibindo a formação do broncoespasmo.

FARMACOCINÉTICA

A absorção sistêmica do Dipropionato de Beclometasona inalterado, administrado por via inalatória (oral), ocorre através dos pulmões. Uma pequena e desprezível absorção pelo trato gastrintestinal de Dipropionato de Beclometasona em sua forma inalterada pode ocorrer.

Referências Bibliográficas

<https://consultaremedios.com.br/dipropionato-de-beclometasona/pa#bula>. Acesso em 12 de maio de 2020.

Desenvolvido por logo-crowd