Informações

Princípio Ativo: Antimoniato de Meglumina.
Classe terapêutica: Anti-protozoário.

Dose

Cães: 100 mg/kg SC a cada 24 horas por 4 semanas.
Gatos: Informação indisponível
Outras espécies: Informação indisponível

Sobre

Aviso

Este medicamento pode ser encontrado em apresentações de uso humano, porém com literatura técnica que baseia seu uso na medicina veterinária. O uso de suas informações é de responsabilidade do médico veterinário.

Princípio(s) Ativo(s)

  • Antimoniato de Meglumina

Classificaçāo

Biológico

Espécies

Cães

Apresentações e concentrações

Apresentações e concentrações

  • GLUCANTIME, fraco ampola (5 mL)

Indicações e contraindicações

INDICAÇÕES

Este medicamento é destinado ao tratamento de Leishmaniose tegumentar americana ou cutâneo-mucosa e tratamento da Leishmaniose visceral ou calazar.

CONTRAINDICAÇÕES / PRECAUÇÕES

Este medicamento é contraindicado em casos de hipersensibilidade ao antimoniato de meglumina e aos demais componentes do produto. E também, em pacientes com insuficiência renal, cardíaca ou hepática.

REPRODUÇÃO, GESTAÇÃO E LACTAÇÃO

Não foram realizados estudos de teratogenicidade em animais. Não existem dados pertinentes atualizados sobre o potencial fetotóxico ou teratogênico do antimoniato de meglumina. Portanto, não é recomendada a administração de antimoniato de meglumina durante a gestação.

SUPERDOSAGEM

Caso a dose total administrada for muito alta, podem ocorrer: alterações hepáticas (icterícia grave), renais (insuficiência renal aguda), cardíacas (bradicardia, prolongamento do intervalo QT, achatamento ou inversão da onda T), hematopoiéticas (anemia, agranulocitose), neurológicas (polineuropatias).

Interações medicamentosas

AGENTES QUE PODEM PROLONGAR O INTERVALO QT

O antimoniado de meglumina pode prolongar ainda mais o intervalo QT, com risco aumentado de arritmias.

OUTROS MEDICAMENTOS POTENCIALMENTE NEFROTÓXICOS

Evite ou use com cautela em cães com leishmaniose clínica e doença renal em tratamento com antimoniado de meglumina.

Farmacologia

FARMACODINÂMICA

O antimoniato de meglumina apresenta atividade leishmanicida. O mecanismo de ação preciso dos antimoniais pentavalentes permanece incerto. É pressuposto que várias enzimas de Leishmania spp sejam inibidas seletivamente. Esses agentes também parecem inibir a fosfofrutoquinase, com subseqüente bloqueio da produção de adenosina trifosfato.

FARMACOCINÉTICA

Mais que 80% da dose administrada é excretada dentro de 24 horas na urina na forma inalterada. É eliminada em duas fases. Na primeira fase, a meia-vida é pequena e aproximadamente de 2 horas e na segunda fase, a meia-vida é mais lenta, cerca de 76 horas.

MONITORAMENTO

Monitore hemograma, enzimas hepáticas, testes de função renal (creatinina sérica, nitrogênio ureico), lipase e amilase sérica e urinálise.

Referências Bibliográficas

<https://consultaremedios.com.br/antimoniato-de-meglumina/pa>. Acesso em 1 de abril de 2020.

<https://www.plumbsveterinarydrugs.com/#!/monograph/ZnRdBSXCnD/>. Acesso em 1 de abril de 2020.
Desenvolvido por logo-crowd