Hipoparatireoidismo secundário ao uso prolongado de omeprazol em um cão: relato de caso

22 de fevereiro de 2021

Secondary hypoparathyroidism to omeprazole prolonged use in a dog: case report

Autores

B.C. Aléssio, M.I.P. Palumbo, A.I. Souza, P.A.T. Andreussi, P.A. Franco, V.J.B. Terra

Resumo

O hipoparatireoidismo, quer seja primário ou secundário, é uma doença rara em cães, causada pela
diminuição da secreção de paratormônio pelas paratireoides, que leva a sinais clínicos resultantes da
hipocalcemia. O omeprazol vem sendo cada vez mais utilizado na medicina veterinária visando à
diminuição na produção de líquor, mas existem poucos estudos sobre os efeitos colaterais relacionados ao uso crônico dessa medicação. Relata-se o caso de um cão macho da raça Yorkshire Terrier, com quatro anos de idade, com sinais clínicos de dor, sendo verificada calcificação em pelve e divertículo renal. Segundo o proprietário, o cão fazia uso de omeprazol há mais de dois anos devido ao histórico de
hidrocefalia. Os exames laboratoriais evidenciaram anemia microcítica hipocrômica, hipocalemia,
hiperfosfatemia, hipocalcemia, hipomagnesemia e hipercalciúria. A dosagem do paratormônio sérico
confirmou o hipoparatireoidismo. Após a suspensão do omeprazol, as alterações encontradas nos exames se normalizaram, confirmando que a causa do hipoparatireoidismo era o uso crônico da medicação.

Palavras-chave

cães, hipocalcemia, hipomagnesemia, hipopotassemia paratormônio

Abstract

Primary or secondary hypoparathyroidism is a rare disease in dogs caused by the decreased secretion of
parathormone from the parathyroid glands, leading to clinical signs of hypocalcemia. Omeprazole has been increasingly used in veterinary medicine in order to reduce the production of cerebrospinal fluid, but there are few reports of side effects related to its chronic use. We report a case of a four-year-old male Yorkshire terrier with clinical signs of pain, calcification in the pelvis and renal diverticulum. According to the owner, the dog had been receiving omeprazole for over 2 years because of the history of hydrocephalus. Hematological exams revealed hypochromic microcytic anemia, hypokalemia, hyperphosphatemia, hypocalcemia, hypomagnesemia besides hypercalciuria. The determination of serum parathyroid hormone concentrations confirmed hypoparathyroidism. After interrupting omeprazole, the altered features on the exams returned to normal values, confirming that the cause of hypoparathyroidism was the chronic use of the drug.

Keywords

Dogs, hypocalcemia, hypomagnesemia, hypopotassemia, parathormone

Comentar este artigo

Você precisa estar logado para comentar os artigos.
Desenvolvido por logo-crowd