BLOG – Você realmente sabe quais são os benefícios do Ômega- 3 para cães e gatos?
Nos últimos anos, um olhar mais atento a nutrição dos nossos pacientes tem ganhado destaque entre os clínicos de cães e gatos, e não é à toa.
Com a expectativa de vida deles aumentando, a necessidade de uma alimentação balanceada e rica em nutrientes essenciais se tornou mais evidente. Assim como nós, os cães e gatos também se beneficiam de uma dieta que inclui o correto balanceamento de calorias, proteínas, vitaminas, minerais e, claro, ácidos graxos essenciais como o ômega-3.
Por Que Suplementar com Ômega-3?
A suplementação com ômega-3 está cada vez mais sendo indicada por veterinários em todo o mundo, mas precisamos entender o por que.
Os ácidos graxos poli-insaturados, especialmente o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosa-hexaenóico (DHA), desempenham um importante papel e os cães e gatos não conseguem produzi-los em quantidade suficiente, sendo assim essencial que estes sejam fornecidos através da dieta e/ou através de uma suplementação oral.
O ômega 3 pode ser encontrado em algumas castanhas, como nozes, castanha do Pará, e em óleos extraídos de peixes e, também, podemos encontra-lo em algas como os fitoplânctons.
Importante mencionar que não é qualquer peixe que possui ômega-3, mas, sim, os peixes que vivem em regiões de águas frias e salgadas, como o salmão, cavala, solha, arenque, capelin, bacalhau e outros.
Mas a grande parte de nossos pacientes comem dietas comerciais e muitas vezes essas dietas comerciais não conseguem fornecer quantidades adequadas destes ácidos graxos poli-insaturados e, portanto, nós, devemos indicar uma suplementação.
Benefícios do Ômega-3 para os cães e gatos
- Desenvolvimento Cognitivo dos Filhotes
O DHA é essencial para a formação do cérebro dos filhotes. Ele ajuda na formação de neurônios e sinapses, contribuindo para um desenvolvimento cognitivo saudável e uma melhor capacidade de aprendizado e memória.
- Modulação do Sistema Imune e Processos Inflamatórios
O ômega-3 atua como um anti-inflamatório natural, ajudando a regular a resposta do sistema imunológico. Isso é especialmente importante para cães e gatos que enfrentam doenças crônicas, onde a inflamação pode causar dor e desconforto.
Dietas contendo ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa, derivados de mamíferos marinhos de água fria são preferidos aos ácidos graxos de cadeia curta derivados de fontes vegetais. Estudos mostraram que a suplementação com ácidos graxos ômega-3 derivados de óleo de peixe melhora os sinais clínicos de osteoartrite em cães e pode permitir a redução das dosagens de anti-inflamatórios não esteroidais.
- Saúde Cerebral em Animais Idosos
Em animais mais velhos, o ômega-3 pode ajudar a preservar a função cognitiva e retardar o avanço de condições degenerativas, como a síndrome da disfunção cognitiva, que é semelhante ao Alzheimer em humanos. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a controlar doenças crônicas e melhoram a qualidade de vida.
- Saúde Renal e Cardiovascular
A saúde dos rins e do coração também se beneficia do ômega-3. Estudos mostram que ele pode reduzir colesterol e triglicerídeos, prevenir a formação de coágulos e auxiliar no controle de arritmias, contribuindo para a prevenção de doenças cardíacas e renais.
- Controle da Pressão Arterial
O ômega-3 pode ser um aliado no controle da hipertensão arterial, especialmente em cães e gatos idosos ou com doenças pré-existentes. Seu uso, junto com medicamentos anti-hipertensivos, pode trazer benefícios significativos para a saúde cardiovascular de nossos pacientes.
- Saúde Ocular
O DHA é um componente importante da retina, sendo vital para a função visual ao longo da vida do animal. Estudos indicam que a suplementação com EPA pode melhorar condições como o olho seco, devido às suas propriedades anti-inflamatórias.
Diante de tantos benefícios, atualmente temos indicado suplementação de ômega -3 para diferentes afecções e condições clinicas como doenças inflamatórias da pele ou lesões cutâneas; dificuldade na cicatrização de feridas; pelagem seca e sem brilho; perda de pelo (alopecia ou rarefação pilosa); quadros inflamatórios em geral; doenças osteoarticulares; doenças cardíacas e renais e algumas neoplasias.
Como indicar a suplementação de forma adequada?
A inclusão do ômega-3 na dieta dos cães e gatos deve ser feita sempre de forma responsável, garantindo que a dosagem e a forma de suplementação sejam adequadas para cada animal. Essa estratégia não só melhora a qualidade de vida, mas também apoia o desenvolvimento em todas as fases da vida dos pets.
Conclusão
Investir na nutrição adequada e na suplementação com ômega-3 é essencial para que nossos pacientes vivam uma vida longa, saudável e feliz. Como veterinários, temos a responsabilidade de orientar os tutores sobre as melhores práticas nutricionais, garantindo que cada animal que atendemos em nossa clínica receba as melhores orientações, afim de prevenirmos e melhorarmos diversas condições clinicas.
Para mais informações sobre como implementar a suplementação de ômega-3 e outros nutracêuticos na dieta dos seus pacientes, visite o site da Avert Saúde Animal e tenha acesso as melhores praticas farmacêuticas. A AVERT possui uma linha completa com 9 produtos a base de ômega-3 para diferentes espécies e fases de vida.