A nova gestão do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) inicia suas atividades nesta segunda-feira (05/08) para o triênio 2024-2027. Eleita em abril com 16.907 votos, representando 62% dos votos válidos, a diretoria tem pela primeira vez na história do Regional uma mulher como presidente, a médica-veterinária e pesquisadora Daniela Pontes Chiebao.
A Diretoria Executiva para a gestão 2024-2027 já havia sido empossada administrativamente no dia 03 de julho, visando o processo de transição. Como vice-presidente assume a médica-veterinária Carolina Saraiva Filippos de Toledo, como secretária-geral, a médica-veterinária Ana Helena Pagotto Stuginski, e como tesoureiro, o médico-veterinário Rodrigo Soares Mainardi.
Além da Diretoria Executiva, a gestão é composta por profissionais empossados hoje em cerimônia na sede do CRMV-SP, em São Paulo: Alessandra Marnie Martins Gomes de Castro, Daniela Scantamburlo Denadai, Haroldo Alberti, Kátia de Oliveira, Martin Jacques Cavaliero e Tatiana Lembo, como conselheiros efetivos; e Alessandra Gonzales, Guilherme Cosentino Sposito, Mirian Rodrigues e Nicole Casara, como conselheiros suplentes.
A presidente do CRMV-SP destacou a honra em assumir o cargo e a maneira como pretende conduzir a gestão que se inicia, com representantes atuantes e com carreiras de alto nível técnico. “Faremos nosso melhor para nos posicionarmos de maneira confiável e traremos as demandas com eficiência, garantindo a comunicação e amparando as classes da Medicina Veterinária e da Zootecnia. Aos excelentes funcionários que são a força e alma deste Conselho, posso afirmar que a nossa atuação levará suas experiências e necessidades em absoluto zelo. Particularmente, como presidente, pretendo ser, em primeiro lugar, uma boa ouvinte, estabelecendo consenso, reunindo e conciliando. Que possamos gerar a evolução que os profissionais merecem!”, afirmou.
A posse dos conselheiros foi realizada em evento com a presença dos funcionários da sede. Acompanharam a posse também, remotamente, a presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Ana Elisa Almeida, o secretário-geral do CFMV, José Maria dos Santos Filho e o tesoureiro do CFMV, Marcos Vinícius Neves, assim como os representantes e colaboradores das Unidades Regionais de Fiscalização e Atendimento (Urfas). Presencialmente participaram, ainda, a conselheira efetiva do CFMV, Mitika Kuribayashi Hagiwara, e os ex-conselheiros do CRMV-SP Raphael Marco Blech Hamaoui, Rogério Arno Miranda e Suely Stringari de Souza.
Conselheiros
Representando os profissionais empossados, a conselheira efetiva Daniela Scantamburlo Denadai iniciou seu discurso abordando as responsabilidades do cargo e agradecendo os colegas pela confiança de representá-los na fala. “Nós conselheiros estamos cientes de que temos grandes responsabilidades a partir de hoje. Devemos estudar resoluções, analisar e julgar processos, orientar, fiscalizar, disciplinar e deliberar, mas eu não estou aqui apenas para citar o código de ética profissional ou as resoluções”, declarou.
A médica-veterinária abordou, ainda, a escolha da profissão. “Tenho certeza que todos aqui se lembram do sonho de ser médico-veterinário ou ser zootecnista quando era jovem, afinal, trabalhar com animais é a profissão mais querida das crianças, não é mesmo? Estar aqui é uma consequência da nossa dedicação e do nosso amor pela profissão. Queremos zelar pelo prestígio das nossas profissões. Queremos contribuir para o fortalecimento das classes dos médicos-veterinários e dos zootecnistas do estado de São Paulo.”
A conselheira do Regional Paulista destacou, também, as mudanças da sociedade ocorridas desde que o CRMV-SP foi fundado. “Nesses mais de 50 anos, tivemos muitas mudanças na sociedade, e é claro que isso impactou no perfil dos profissionais que se inscrevem anualmente no Conselho Regional. Montamos uma chapa representativa, inclusiva, atualizada, e que vive a evolução. Assumimos o compromisso de cumprir nossas propostas, atuando em retribuição a todos os colegas atuantes do Estado. Vamos trabalhar diariamente para cumprir nosso juramento, e vamos aplicar nossos conhecimentos com ética, em benefício da Saúde Única e do bem-estar dos animais”, afirmou.
Representantes do CFMV
A presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, ressaltou a contribuição que a nova gestão pode oferecer ao Sistema CFMV/CRMVs e desejou muito sucesso. “Espero que juntos possamos contribuir para a valorização e o fortalecimento das nossas profissões perante a sociedade. São diversos desafios e muitas dificuldades inerentes ao serviço, mas com dedicação, com responsabilidade, a gente avança nessas questões.”
Em seguida, o secretário-geral do CFMV, José Maria Filho, deu boas-vindas a todos e especialmente à nova secretária-geral do CRMV-SP, Ana Helena Pagotto Stuginsk. “Vamos trabalhar juntos nos próximos anos. Somos uma grande família e o Conselho de São Paulo é de grande importância para o nosso País e para o Sistema CFMV/CRMVs”, ponderou.