Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC) lança MANUAL DE BOAS-PRÁTICAS NO ABRIGAMENTO DE CÃES E GATOS EM SITUAÇÃO DE DESASTRES
Durante um desastre uma grande quantidade de animais de diferentes espécies pode ficar desalojada e desabrigada, e após o resgate necessitam ir para um local seguro até serem realocados em segurança para uma nova casa ou para seu antigo tutor. Esses locais, conhecidos como abrigos emergenciais, devem ser projetados e manejados para atender as necessidades mínima dos animais, garantir seu bem-estar e a saúde coletiva pelo tempo que for necessário.
Por essa razão, o Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC) lançou um manual para auxiliar as equipes de médicos veterinários e voluntários que estão atuando há mais de um mês nas cidades afetadas pelas nechentes no Rio Grande do Sul.
A publicação de 62 paginas (GEBARA, R. R.; GALDIOLI, L.; BASTOS, P, et al. Manual de Boas-práticas no Abrigamento de Cães e Gatos em Situações de Desastres. 1 ed. São Paulo: Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo, 2024) foi escrita pela equipe de médicos veterinários e pesquisadores do Instituto e conta com 17 anexos de Protocolos Operacionais Padrão (POPs).
Para acessar o Manual e seus POPs, acesse o seguinte link: https://institutomvc.org.br/site/index.php/manual/