Gatos aumentam empatia e diminuem ansiedade em crianças autistas
Um estudo revelou que gatos podem ajudar a aumentar a empatia e diminuir a ansiedade de separação de crianças autistas
Como ex-enfermeira da escola columbia escolas públicas, Gretchen Carlisle frequentemente interagia com estudantes com deficiência que tomavam vários medicamentos ou tinham convulsões durante o dia. Em algumas escolas, o professor de educação especial trouxe cães, cobaias e peixes como recompensa pelo seu bom comportamento, e Carlisle notou a presença reconfortante que os animais de estimação pareciam ter para os alunos com deficiência.
Agora, como cientista pesquisador do Centro de Pesquisa de Interação Humano-Animal (ReCHAI) da Faculdade de Medicina Veterinária da MU, Carlisle estuda os benefícios que os animais de estimação podem ter nas famílias.
Embora existam muitas pesquisas existentes enfatizando os benefícios dos cães para crianças com autismo,o estudo mais recente de Carlisle descobriu que os gatos podem ajudar a aumentar a empatiaenquanto diminuem a ansiedade de separação para essas crianças. Os achados podem ter implicações benéficas para as famílias que consideram adotar um animal companheiro para seu filho.
“Pesquisas anteriores mostraram que os pais de crianças autistas estão mais estressados do que os pais de crianças com qualquer outra deficiência”, disse Carlisle.
UM ELO INSTANTÂNEO ENTRE CRIANÇAS E GATOS
“Se uma família está pensando em adotar um animal de estimação, queremos fornecer as melhores informações baseadas em evidências possíveis para que eles possam tomar uma decisão informada, e os gatos possam ser mais benéficos do que cães para algumas famílias”, diz ele.
No estudo,famílias com crianças com autismo de 6 a 14 anos foram recrutadas através do Centro de Autismo e Distúrbios Neurológicos do Mu Thompson e monitoradas após a adoção de um gato em casa.
Os gatos foram examinados por seu temperamento para garantir que eles estavam quietos e que eles eram uma boa adição à família. As famílias não só relataram uma ligação instantânea entre seu filho com autismo e seu novo gato, mas o vínculo permaneceu forte ao longo do tempo, e a ansiedade da criança diminuiu com o tempo.
“Descobrimos que o principal benefício desses animais de estimação é sua aceitação incondicional”,diz Carlisle.
“Algumas crianças com autismo podem ter problemas sensoriais ou serem sensíveis a ruídos altos, então um gato pode ser um animal de estimação apropriado e reconfortante para algumas famílias por causa de sua presença reconfortante”, conclui.
Ajudar as famílias a tomar a melhor decisão para seus filhos motivou a pesquisa de Carlisle com animais de estimação, e os achados do estudo destacam os benefícios da interação humano-animal.
“Como ex-enfermeira pediátrica, sempre me esforcei para ajudar as crianças, e uma coisa que aprendi é que os pais precisam estar envolvidos para que possam tomar decisões informadas para seus filhos”, diz Carlisle. “Vejo os animais de estimação como uma maneira de melhorar o bem-estar, eé gratificante fornecer ajuda às famílias que têm muito o que fazer”, diz ela.
Fonte: Los gatos aumentan la empatía y disminuyen la ansiedad en niños autistas (animalshealth.es)