Terapia Adjunta Potencial para Gatos Alérgicos - Vetsapiens

Terapia Adjunta Potencial para Gatos Alérgicos

26 de janeiro de 2021

William Oldenhoff, DVM, DACVD, Madison Veterinary Specialists em Monona, Wisconsin

Poucas opções estão disponíveis para o tratamento de dermatite alérgica felina; isso pode ser devido ao fato de que a dermatite de hipersensibilidade felina é geralmente menos compreendida em comparação com sua contraparte canina, dermatite atópica. Palmitoylethanolamide (PEA) é um composto lipídico que tem efeitos anti-inflamatórios e age pela redução de muitas das células envolvidas na resposta alérgica (por exemplo, células de mastro cutâneo, células T, queratinócitos, macrófagos). Este estudo* investigou o uso de PEA ultramicronizada (PEA-um) em gatos com dermatite não-flea-hipersensibilidade.

Cinquenta e sete gatos foram inicialmente inscritos neste estudo duplo-cego, mas apenas 25 atenderam a todos os requisitos para análise. Os gatos receberam um curso de afunilamento de 28 dias de metilprednisolona e foram atribuídos ao grupo PEA-um ou ao grupo placebo; PEA-um (15 mg/kg PO a cada 24 horas) ou placebo foi administrado por 12 semanas. Os gatos foram avaliados ao longo do estudo por meio do uso de escala analógica visual relatada pelo proprietário e escore de avaliação global, bem como um escore validado relatado pelo médico para avaliação da extensão e gravidade da lesão cutânea. Os gatos que receberam PEA-um tiveram menores escores de prurido em comparação com gatos tratados com placebo, tanto quando os esteroides foram parados quanto quando um sinalizador foi notado após a cessação dos esteroides. Além disso, os gatos que receberam PEA-um tiveram um tempo significativamente maior até a recaída após a cessação dos esteroides (média, 40,5 dias em comparação com 22,2 dias no grupo placebo). No grupo PEA-um, 33% dos proprietários relataram que não houve piora da condição de seu gato após a interrupção dos esteroides, uma observação não observada por nenhum proprietário de gatos tratados com placebo.

… AOS SEUS PACIENTES

Pérolas-chave para colocar em prática:

1

O gerenciamento de alergia requer uma abordagem multimodal. Nenhum tratamento único funcionará perfeitamente para todos os pacientes alérgicos. Há menos opções terapêuticas disponíveis para gatos, por isso novas opções são necessárias. O PEA-um é uma ferramenta potencial promissora para o manejo de alergias em gatos.

2

O PEA deve ser usado principalmente como terapia adjunta para outros tratamentos. Este estudo sugere que  tem um efeito poupador de esteroides; no entanto, mais pesquisas são necessárias.

3

PEA está disponível nos Estados Unidos como tablete mastigável para cães. Este estudo utilizou uma forma líquida, que não está disponível comercialmente nos Estados Unidos.

Fonte: Potential Adjunct Therapy for Allergic Cats | Clinician’s Brief

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2025 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.