Análise de DNA antigo revela detalhes sobre o lobo terrível, inspiração para criatura de 'Game of Thrones' - Vetsapiens

Análise de DNA antigo revela detalhes sobre o lobo terrível, inspiração para criatura de ‘Game of Thrones’

22 de janeiro de 2021

Por Amy Woodyatt, CNN

Uma espécie extinta de lobo, que serviu de inspiração para uma criatura mítica no popular programa de televisão “Game of Thrones”, tinha pouco em comum com os lobos cinzentos que vagam pela América do Norte hoje, novas pesquisas descobriram.

Conhecido como Canis dirus, que significa “cão temível”, pensava-se que lobos terríveis eram simplesmente uma versão mais beefier do lobo cinzento. No entanto, um novo estudo publicado na revista Nature revelou o quão diferentes eles realmente eram.
Os carnívoros pré-históricos vagavam pela América do Norte até serem extintos há cerca de 13.000 anos. Fósseis de lobos terríveis estão entre os mais comuns recuperados no La Brea Tar Pits em Los Angeles.
“A narrativa em andamento tem sido que lobos cinzentos e terríveis estavam muito intimamente relacionados, como linhagens irmã ou primo, ou talvez o mesmo animal”, disse angela Perri, uma arqueóloga da Universidade de Durham, no Reino Unido, à CNN por e-mail.
“Ficamos muito confortáveis com essa avaliação por 150 anos, pois foi isso que as semelhanças em seus esqueletos sugeriram. Agora, a genética revelou que eles estão apenas muito distantes, tendo se separado um do outro há cerca de 6 milhões de anos”, acrescentou Perri.

O lobo terrível da vida real

Pela primeira vez, especialistas sequenciaram DNA de cinco fósseis de lobos terríveis, que foram encontrados em Wyoming, Idaho, Ohio e Tennessee, respectivamente. Eles datam de mais de 50.000 anos atrás.
Ancient wolf cub found 'perfectly preserved' in Canadian permafrost. We even know what it ate

A análise mostrou que, ao contrário de muitas espécies doglike que aparentemente migraram entre a América do Norte e a Eurásia ao longo do tempo, lobos terríveis evoluíram apenas na América do Norte por milhões de anos.
A forte divergência dos animais com lobos cinzentos, acreditam os pesquisadores, os coloca em um gênero totalmente diferente.
“Isso é surpreendente porque pensamos que eles estavam intimamente relacionados por tanto tempo. Seus esqueletos e dentes são muito semelhantes – é claramente um caso de evolução convergente”, disse Perri. “Também aprendemos que eles eram tão geneticamente distintos um do outro que não há evidências de que eles poderiam se cruzar e produzir descendentes”, acrescentou.
Fossils in La Brea Tar Pits reveal why coyotes still exist, but not saber-toothed cats

Lobos terríveis se sobrepuseram com coiotes e lobos cinzentos na América do Norte por cerca de 10.000 anos antes de sua extinção – mas ainda assim, não há evidência de que eles interagiram com essas espécies.
Os lobos terríveis estavam mal equipados para se adaptar às mudanças nas condições no final da era glacial devido às suas diferenças evolutivas, acreditam especialistas.
Os animais também eram muito diferentes de seus glamorosos colegas de TV. Ao contrário dos lobos terríveis reais, os míticos “lobos terríveis” retratados em “Game of Thrones” mostraram-se do tamanho de cavalos pequenos e associados aos ambientes mais frios de Westeros. No show, uma ninhada de seis filhotes de lobos foram adotados pelas crianças Stark, cuja casa sigil é a de um lobo terrível.
Preserving the unique history of the La Brea Tar Pits

“Em média, lobos terríveis são cerca de 20% maiores do que o lobo cinzento médio hoje em dia. Também parece que eles foram adaptados para viver em ambientes quentes de baixa terra, então imaginamos que eles sejam muito mais como canids climáticos quentes – peles mais curtas, talvez avermelhadas, com orelhas grandes para termoregulação”, disse Perri.
“Muito diferente dos enormes animais cinzentos peludos retratados em ambientes congelados de Game of Thrones”, acrescentou.

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2025 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.