Pérolas-chave para colocar em prática:
Uso prolongado de frascos de bupivacaína lipossomal abertos
Tamara Grubb, DVM, PhD, DACVAA, Universidade do Estado de Washington
ANESTESIOLOGIA E GESTÃO DA DOR
Os anestésicos locais impedem que impulsos dolorosos atinjam o CNS e são frequentemente recomendados para pacientes com dor que podem ser controlados através de bloqueios anestésicos locais. Além da analgesia intraoperatória (ou seja, antinocicepção durante a anestesia), os anestésicos locais proporcionam alívio da dor pós-operatório; isso é extremamente importante porque os analgésicos pós-operatórios eficazes são limitados. Os NSAIDs (ou seja, a principal classe de medicamentos utilizada) são eficazes, mas a dor nem sempre é controlada apenas pelos NSAIDs e nem sempre os pacientes são hospitalizados para tratamento, como infusões analgésicas. Anestésicos locais administrados no pré-operatório podem ser benéficos durante o pós-operatório imediato; no entanto, a duração máxima é de 2 a 8 horas. A exceção a isso é com bupivacaína lipossomal (ou seja, bupivacaína encapsulada lipososome), que é aprovada pela FDA para uso em cães e gatos para ≤72 horas de analgesia. Esta droga pode ser usada para uma miríade de blocos anestésicos, mas tem sido subutilizou, provavelmente devido ao custo e à limitação do rótulo para descartar qualquer droga não utilizada dentro de 4 horas de puncção de frascos, o que aumenta o desperdício de drogas e limita a capacidade de compartilhar o custo da droga entre os pacientes.1-333456
No presente estudo, os autores abordaram 2 preocupações fundamentais quanto à capacidade de estender o uso de um frasco perfurado de bupivacaína lipossomal: se a esterilidade é mantida e se os lipossomos se degradam e liberam livre (ou seja, não encapsulados) bupivacaína. Frascos de bupivacaína lipossomal (20 mL) foram armazenados à temperatura ambiente (24°C) ou refrigerados (41°F [5°C]) e perfurados para retirada de alíquotas todos os dias durante 5 dias.
Nenhum crescimento bacteriano ou fúngico ocorreu a partir de qualquer amostra, exceto por um frasco de controle que cresceu Aspergillus spp, um contaminante fúngico ambiental comum; este frasco só foi perfurado no último dia de amostragem. Os lipossomos gradualmente degradaram e lançaram bupivacaína livre, mas o nível só foi significativo no dia 5, o que levou os autores a concluir que bupivacaína lipossomal de uso único manuseada asepticamente poderia ser usada extra-label de forma multidose por ≤4 dias.
A refrigeração causou uma degradação lipossomal mais rápida, mas mesmo com a degradação, a bupivacaína livre em ambos os grupos permaneceu abaixo das doses recomendadas. Assim, a overdose nessas circunstâncias não ocorreria, mas bupivacaína livre não forneceria 72 horas de analgesia.
… AOS SEUS PACIENTES
1
Os bloqueios anestésicos locais devem ser considerados para cada incisão cirúrgica e lesão traumática. Bupivacaína lipossomal pode ser usada em qualquer paciente e é particularmente útil naqueles em que a dor pós-operatória é improvável de ser controlada apenas por NSAIDs e aqueles que não serão hospitalizados por infusões analgésicas.
2
Estender a duração do uso de um frasco de bupivacaína lipossomal de 4 horas para 4 dias é mais econômico, especialmente em hospitais com pequenas cargas cirúrgicas, pois o custo da bupivacaína lipossomal pode ser compartilhado entre mais pacientes.
3
A tampa da garrafa deve ser limpa com álcool, e uma agulha de bitola pequena deve ser usada para retirar a droga. Frascos não abertos devem ser refrigerados, mas a quebra lipossomal mais lenta tem sido mostrada quando frascos abertos são armazenados à temperatura ambiente.
4
Para avaliar de forma mais realista o custo da bupivacaína lipossomal ao paciente, o custo da droga pode ser dividido pelas 72 horas de analgesia. Quando a dose da etiqueta é administrada, o custo atual é de ≈$0,05-$0,07/kg/hora para o médico (antes da marcação).
5
Bupivacaína lipossomal também está disponível em frascos de 10 mL, o que deve diminuir ainda mais o custo e o desperdício.
Leitura sugerida
Carlson AR, Nixon E, Jacob ME, Messenger KM. Sterility and concentration of liposomal bupivacaine single-use vial when used in a multiple-dose manner. Vet Surg. 2020;49(4):772-777.
Fonte: Extended Use of Open Liposomal Bupivacaine Vials | Clinician’s Brief