Caquexia cardíaca em gatos com insuficiência cardíaca congestiva - Vetsapiens

Caquexia cardíaca em gatos com insuficiência cardíaca congestiva

2 de janeiro de 2021

Ashley E. Jones, DVM, DACVIM (Cardiologia), Centro de Especialidades Veterinárias, Buffalo Grove, Illinois

A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) pode desencadear efeitos sistêmicos prejudiciais devido à regulação positiva dos sistemas neuro-hormonal e inflamatório1 ; A caquexia cardíaca é um exemplo de efeito sistêmico. Várias definições de caquexia cardíaca foram propostas na medicina humana, incluindo a maioria perda de peso como critério primário; no entanto, a perda muscular pode ser um marcador mais sensível de caquexia, 2 particularmente em pacientes com ICC com acúmulo de líquido que pode influenciar significativamente o peso corporal. Aproximadamente 50% dos cães e gatos com ICC demonstram algum grau de perda muscular e caquexia.3,4 Embora a caquexia cardíaca seja um indicador de prognóstico negativo bem documentado em humanos, 1 ela não foi bem estudado em gatos com ICC. O objetivo principal deste estudo foi determinar a prevalência de caquexia em gatos com ICC com base em definições na literatura humana e veterinária. Diferenças nos achados clínicos, valores laboratoriais e os resultados em gatos com e sem caquexia cardíaca foram avaliados. Os registros clínicos de 125 gatos com ICC secundária a doença cardíaca adquirida foram retrospectivamente revisado. Os autores identificaram 7 definições de caquexia cardíaca que pareciam aplicáveis ​​a pequenos animais; apenas 1 definição usou exclusivamente o escore de condição muscular (MCS) para identificar pacientes com caquexia cardíaca. MCS foi avaliado como perda muscular normal, leve, moderada ou grave, conforme definido por Diretrizes WSAVA

A prevalência de caquexia cardíaca nesse grupo variou de 0% a 66,7%, dependendo da definição aplicada. A perda muscular foi observada em gatos de todos os BCSs, incluindo 11 dos 61 gatos considerados acima do peso (ou seja, BCS >5/9). Quando a definição de caquexia cardíaca que utilizava exclusivamente o MCS foi aplicada a todo o grupo de estudo, 41,6% dos gatos atenderam aos critérios de perda muscular e, portanto, foram considerados como de caquexia. Gatos com perda muscular eram mais propensos a ter derrame pleural e apresentaram razões significativamente maiores de BUN e BUN:creatinina, pesos corporais mais baixos e BCSs, maiores concentrações de neutrófilos e concentrações mais baixas de hematócrito e hemoglobina. Gatos com perda muscular também tiveram tempos de sobrevivência significativamente menores (ou seja, ≈95 dias) em comparação com gatos sem perda muscular (ou seja, ≈281 dias). A condição corporal fina (ou seja, BCS <4/9) também esteve associada à diminuição da sobrevida em comparação com gatos com excesso de peso (ou seja, ≈35 dias versus ≈216 dias).

No geral, a prevalência de caquexia cardíaca em gatos com FSf varia muito, dependendo de sua definição. McS parece ser um bom marcador clínico para identificar gatos com caquexia. Note-se que a caquexia pode estar presente antes da perda de peso; muitos gatos considerados com bcs normal ou acima do peso tiveram perda muscular baseada em MCS. Com base na constatação da diminuição da sobrevida com perda muscular, a detecção de caquexia baseada em MCS parece ser um indicador prognóstico útil para gatos com CHF.


… AOS SEUS PACIENTES

Pérolas-chave para colocar em prática:

1 A caquexia pode estar presente em gatos com um BCS normal ou acima do peso.

2 A avaliação do MCS em gatos com doença cardíaca avançada deve ser realizada em cada visita para detectar sinais precoces de caquexia.

3 A perda muscular e o baixo peso corporal podem ocorrer secundários a doenças cardíacas avançadas e têm sido mostrados para diminuir os tempos de sobrevivência em gatos com CHF.

Leitura sugerida

Santiago SL, Freeman LM, Rush JE. Cardiac cachexia in cats with congestive
heart failure: prevalence and clinical, laboratory, and survival findings. J Vet
Intern Med. 2020;34(1):35-44.

Fonte: Cardiac Cachexia in Cats with Congestive Heart Failure | Clinician's Brief

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2025 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.