Difenidramina versus Cetirizina para o tratamento da Dermatite Atópica - Vetsapiens

Difenidramina versus Cetirizina para o tratamento da Dermatite Atópica

27 de novembro de 2020
Noticia-cada ano na vida

Christina Gentry, DVM, DACVD, Gulf Coast Veterinary Specialists, Houston, Texas

Os anti-histamínicos tipo 1 (anti-histamínicos H1) ligam-se aos receptores de histamina nos mastócitos e no endotélio. Os medicamentos neste grupo incluem difenidramina, cetirizina, hidroxizina, fexofenadina e loratadina. Os anti-H1 têm sido usados ​​na medicina veterinária para a prevenção e tratamento de urticária, rinite alérgica, conjuntivite alérgica, angioedema e dermatite atópica. A absorção oral de difenidramina em cães é pobre, com disponibilidade sistêmica <10 %.1 Em um estudo, não houve redução nas pápulas induzidas por histamina em cães em níveis plasmáticos que seriam clinicamente úteis em humanos.2

Este estudo duplo-cego cruzado investigou os efeitos da difenidramina e da cetirizina nas reações cutâneas imediatas e tardias em 12 beagles de laboratório saudáveis. Os anti-histamínicos foram administrados em dosagens previamente recomendadas para dermatite alérgica: 2,2 mg / kg e 2 mg / kg PO duas vezes ao dia para difenidramina e cetirizina, respectivamente, por 6 dias com um período de eliminação de 2 semanas. Histamina, composto 40/80 (controle positivo) e solução salina (controle negativo) foram injetados por via intradérmica no tórax direito 10 dias antes da administração da droga como linha de base, depois novamente no dia 6, a seguir 10 dias após a administração final da droga.

As pontuações imediatas (20 minutos após o teste) e na fase final (6 horas após o teste) foram registradas. Não foram identificadas diferenças significativas nas pontuações das pápulas entre a linha de base e a administração de difenidramina após a administração duas vezes ao dia. Houve uma diminuição significativa nos escores de pápulas entre a linha de base e a cetirizina em ambos os pontos de tempo após a administração duas vezes ao dia e nenhuma redução significativa durante o retorno ao teste de linha de base 10 dias após a última dose de cetirizina. Isso sugere que a cetirizina (2 mg / kg VO a cada 12 horas) tem maior probabilidade de prevenir e tratar as reações alérgicas cutâneas em comparação com a difenidramina PO.

Pérolas-chave para colocar em prática:

1
Os anti-histamínicos têm eficácia variável na prevenção e controle da dermatite atópica. Com base em seu mecanismo de ação, os anti-H1 são recomendados apenas como um preventivo para dermatite atópica e provavelmente não são benéficos como o único tratamento de um surto agudo ou estágios crônicos de dermatite atópica.

2
A hidroxizina é rapidamente metabolizada em cetirizina em cães.2 A 2 mg / kg a cada 12 horas, os comprimidos / cápsulas de 50 mg de hidroxizina podem ser uma opção mais fácil e potencialmente mais econômica para cães maiores em comparação com os comprimidos de 10 mg de cetirizina.
3
Os anti-histamínicos e esteróides devem ser suspensos antes do teste de alergia intradérmica. As recomendações mínimas atuais de retirada incluem administração de anti-histamínicos por 1 semana, administração oral e tópica de esteroides por 2 semanas e administração de esteroides injetáveis ​​por 1 mês.3 Essas recomendações podem variar com base nas dosagens e na duração do uso. A maioria dos dermatologistas não exige que a ciclosporina, o oclacitinibe ou o lokivetmabe modificados sejam suspensos antes do teste de alergia intradérmica.

 

Leitura recomendada

Wildermuth K, Zabel S, Rosychuk RAW. The efficacy of cetirizine hydrochloride on the pruritus of cats with atopic dermatitis: a randomized, double-blind, placebo-controlled, crossover study. Vet Dermatol. 2013;24(6):576-581.

Referências

  1. Ehling S, Bäumer W, Papich MG. Diphenhydramine pharmacokinetics after oral and intravenous administration of diphenhydramine and oral administration of dimenhydrinate to healthy dogs, and pharmacodynamic effect on histamine-induced wheal formation: a pilot study. Vet Dermatol. 2019;30(2):91-e24.
  2. Bizikova P, Papich MG, Olivry T. Hydroxyzine and cetirizine pharmacokinetics and pharmacodynamics after oral and intravenous administration of hydroxyzine to healthy dogs. Vet Dermatol. 2008;19(6):348-357.
  3. Olivry T, Saridomichelakis M. Evidence-based guidelines for anti-allergic drug withdrawal times before allergen-specific intradermal and IgE serological tests in dogs. Vet Dermatol. 2013;24(2):225-233.

Autor:

Christina Gentry

DVM, DACVDGulf Coast Veterinary Specialists, Houston, Texas

Fonte: https://www.cliniciansbrief.com/article/diphenhydramine-vs-cetirizine-atopic-dermatitis?utm_medium=email&utm_source=Clinician%27s+Brief+Newsletter&utm_campaign=Online+201127&oly_enc_id=4357B1953423I8Y

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.

©2025 Vetsapiens. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial deste website sem autorização prévia.