Três morcegos com raiva são encontrados no Parque da Cidade em São José

27 de novembro de 2020

Três morcegos com raiva foram encontrados no Parque da Cidade em São José dos Campos após um chamado feito pelo canal 156. Ações de orientação já foram realizadas na região. Confira abaixo algumas dicas para lidar com esses animais.

Segundo a prefeitura, no dia 16 de outubro foi realizada uma notificação pelo canal 156. Após o chamado, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) coletaram três morcegos mortos no Parque da Cidade. Eles foram encaminhados para pesquisa do vírus rábico no CCZ de São Paulo e apresentaram resultado positivo.

Os animais foram encontrados em prédios de uso da prefeitura, onde não ocorre atendimento à população.

Após a confirmação de raiva nos animais, foram realizadas ações de orientação num raio de 500 metros de área a partir do local de encontro dos morcegos. A área de 500 metros é baseada na expectativa de voo da espécie de morcego encontrada. Ao todo, 487 imóveis foram visitados nos bairros Vila Terezinha, Vila Maria e Vila Mascarenhas Ferraz.

Os moradores foram orientados e receberam material informativo sobre como proceder em caso de encontro de morcegos, além de cuidados a serem tomados a fim de evitar condições favoráveis ao seu alojamento.

Também foram realizadas visitas a todas as instalações localizadas no Parque da Cidade, emitindo-se relatórios sobre as condições encontradas e orientações sobre procedimentos para evitar o abrigamento dos morcegos. A prefeitura informou que não foram encontradas novas espécies de morcegos no local.

Confira abaixo algumas dicas do CCZ sobre morcegos:

– Vivo ou morto, nunca toque em morcegos com as mãos desprotegidas.

– Ao encontrar um morcego ligue para o 156.

Se estiver morto: recolha-o com o auxílio de algum objeto e coloque-o em uma sacola plástica.

Se estiver vivo: cubra-o de forma que fique contido de maneira segura.

– Vacine seu cão ou gato contra a raiva anualmente. A prefeitura oferece a vacina gratuitamente. Mais informações podem ser obtidas pelo 156.

– Em caso de contato com morcegos, procure imediatamente o Pronto Socorro, pois esses animais podem transmitir a raiva.

– Se um morcego entrar em sua casa, acenda as luzes e deixe as portas e janelas abertas para o animal sair.

– Ao realizar a limpeza de um local com dejetos de morcegos, use desinfetante, máscaras e luvas.

– Vede espaçamentos de telhados, forros e paredes, utilizando portas em sótãos e porões e vidros em janelas, para impedir a entrada de morcegos.

Fonte: https://www.meon.com.br/noticias/rmvale/tres-morcegos-com-raiva-sao-encontrados-no-parque-da-cidade-em-sao-jose?fbclid=IwAR1rdvjbDj5F71AvhzFgYq4bXFlpu0UCE00QKyTkdT1Y9Ehh9PtlxeI-ZPA

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd