Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária divulga nota sobre EAD

13 de janeiro de 2021

Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária de Santa Catarina, (SOMEVESC) divulgou, esta semana, em suas redes sociais uma nota contra a oferta de curso de graduação em Medicina Veterinária na modalidade Educação a Distância (EaD) oferecida pela instituição de ensino do estado Unifacvest. O conteúdo é assinado pelo presidente da SOMEVESC, Adil Knackfuss Vaz. Confira abaixo.

Novamente? Medicina Veterinária à distância (EaD)?

Na data de ontem (11/01), fomos surpreendidos por matéria na mídia, de que uma IES catarinense voltou à carga, repetindo a oferta de um curso de graduação em Medicina Veterinária na modalidade Educação a Distância (EaD), como se pode ser constatado no link: https://miltonbarao.com.br/2021/01/11/engenharias-e-saude-tambem-ead-na-unifacvest/.

Este assunto foi centro de discussões em 2019, tendo sido repudiado pela Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (SOMEVESC), pelos Conselhos Federal e Regional de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs) e por outras entidades representativas da área da saúde, por considerarem inexequível a oferta de uma educação e formação profissional de qualidade, exclusivamente na modalidade EaD na área da saúde. Para reforçar, na época, o CFMV publicou a Resolução nº 1256/19, proibindo a inscrição e o registro de egressos de cursos de Medicina Veterinária ofertados na modalidade a distância. Inclusive, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao MEC a suspensão de autorização de funcionamento de cursos no formato EaD na área da saúde. Assim, os graduandos em cursos a distância correm o risco de não obter registro profissional nos Conselhos e, portanto, não poderem exercer a profissão de médico-veterinário.

As entidades representativas consideram ser imprescindível que os cursos de graduação em Medicina Veterinária sejam presenciais, diurnos, em tempo integral e com dedicação exclusiva.  Somente assim, pode-se oferecer ao estudante o contato direto com seus professores, elevada e indispensável carga horária voltada para atividades práticas ao longo do curso, bem como estágios de aprendizagem e metodologias ativas e estratégias de aprendizagem que diferenciam a Medicina Veterinária e demais profissões da área da saúde. Garante-se assim que a sociedade em geral receba profissionais de qualidade, com a formação sólida necessária para prestar serviços confiáveis ao público. Ressalta-se, que as entidades sempre lutaram e se manifestaram contrárias à Resolução do MEC que permitiu a ampliação do limite de aulas a distância para 40% da carga horária total dos projetos pedagógicos dos Cursos de Medicina Veterinária, ao invés dos 20% anteriormente previstos.

Chama a atenção ainda, que somente em Santa Catarina, pasmem, são ofertados 26 cursos de graduação em Medicina Veterinária, de instituições públicas e privadas, gerando um total de egressos mais do que suficiente para atender a demanda de profissionais de nosso Estado. O que também se reflete nos números nacionais, transformando o Brasil no país que tem o maior número de cursos no mundo. Temos mais cursos no Brasil que a soma dos doze maiores países, mostrando a distorção que está ocorrendo no oferecimento de vagas em Medicina Veterinária.

Entendemos que a pandemia levou à busca de novas soluções, mas que estas não prejudiquem o andamento dos cursos. Que se adotem adequações para formação da graduação em termos de estratégias temporárias de ensino remoto, não necessariamente na modalidade EaD, de forma a não prejudicar as gerações futuras de médicos veterinários, nem a sociedade que depende dos conhecimentos e serviços por eles ofertados.

Nossa expectativa é que a pandemia não seja um pretexto para generalizar essas medidas emergenciais, que no longo prazo prejudicam nossa profissão e a sociedade, com a oferta de graduações da área da saúde no formato EaD.

Adil Knackfuss Vaz
Presidente da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd