Quando os cães latem, eles estão usando palavras para se comunicar?

13 de fevereiro de 2021

Seu cachorro late muito? Ou ele é um daqueles Poodles quietos que só late quando as coisas ficam realmente excitantes? A maioria dos cachorros late pelo menos um pouco.

Latidos de cachorro não são palavras. Mas embora seu cão nunca lhe conte sobre seus pais ou o tempo ou o osso incrível que ele tinha ontem, seus latidos ainda comunicam informações importantes.

Os latidos estão muito mais próximos dos ruídos que as pessoas fazem quando acidentalmente batem o polegar com um martelo – “Ow!” – ou abrem um presente fantástico – “Uau!” Esses sons transmitem como alguém se sente, mas não por que se sente assim. Quando outras pessoas ouvem esse tipo de som, muitas vezes vêm ver o que aconteceu: Como você se machucou? Que presente maravilhoso você recebeu?

Todos os cães, mesmo os menores chihuahua, são descendentes de grandes lobos cinzentos. Lobos quase nunca latem. Eles urem. Às vezes, cães uivam também – mas uivar é mais raro em cães. Entender por que lobos ivam e cães latem ajuda a explicar para que é latido.

Five wolves howl together in the snow.

Unidos no som. Fotosearch via Getty Images

Latidos de cachorro também reúnem grupos – mas não é um som bonito. É um barulho muito mais urgente, assim como os sons que você faz quando está ferido ou muito satisfeito. Muitos animais menores, como matagal, suricatos e esquilos terrestres da Califórnia, fazem sons tão barulhentos. Eles fazem isso quando se sentem assustados com alguma coisa. Em cães, latidos podem unir um grupo para se defender de um perigo que não pode ser enfrentado sozinho.

Lobos não precisam fazer sons assim porque são grandes e temíveis e não se sentem ameaçados. Os cães, por outro lado, são muito menores e mais fracos que seus ancestrais lobos – e muitas vezes precisam unir o grupo.

A small dog inside a car barks from the driver's side window, which is open.

É por isso que os cães latem. Eles estão chamando seu grupo para obter ajuda com algo que eles não estão confiantes que eles podem lidar por conta própria. Isso não significa que um cachorro latindo esteja sempre assustado. Ele pode estar muito animado. Ele precisa muito da família para saber que há um estranho chegando à porta, ou outro cão chegando perto da casa.

Os latidos do seu cão podem não ser palavras, mas ele provavelmente late um pouco diferente dependendo do tipo de coisa que o deixou animado. Se você ouvir atentamente, você pode descobrir que você pode dizer a diferença entre uma casca direcionada a um entregador de pacotes e uma direcionada para um amigo na porta. A casca para um cão que passa pode ser diferente da casca de um carro que passa.

Seu cão não entende muito do que você diz, mas ele ouve muito para tentar entender a linguagem humana. Se você devolver o elogio e ouvir duro seus sons, você pode descobrir que você também pode entendê-lo melhor, e vocês dois terão uma vida mais rica juntos.

Fonte: When dogs bark, are they using words to communicate? (theconversation.com)

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd