Proteção Animal Mundial anuncia vencedores do Prêmio Cidade Amiga dos Animais

26 de outubro de 2020

A segunda edição do Prêmio Cidade Amiga dos Animais, promovido pela World Animal Protection, com apoio do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) reconheceu sete iniciativas brasileiras, entre as nove categorias da premiação. A vencedora geral foi Curitiba (PR), que conquistou as categorias Estrutura e Políticas Efetivas e Sustentáveis; e Prevenção e Atendimento a Maus-Tratos contra Animais, além de ter se destacado em outras.

Voltado a cidades latino-americanas, o prêmio visa identificar e difundir estratégias inovadoras de manejo humanitário de populações caninas e felinas aplicadas de forma integrada por governos locais. Além do reconhecimento, a ganhadora do prêmio principal receberá R$ 25 mil em equipamentos veterinários e/ou treinamentos de capacitação para melhorar as ações de manejo.

“Neste ano, a premiação foi diferente. Em vez de trabalharmos por colocação, tivemos um vencedor por categoria e um ganhador geral – município que se destacou em mais de uma categoria. Isso nos permitiu valorizar mais iniciativas inovadoras e, com isso, inspirar outras cidades”, explica Rosângela Ribeiro, gerente de programas veterinários da Proteção Animal Mundial no Brasil.

O concurso

Com nove categorias, as cidades-candidatas puderam se inscrever em todas nas quais apresentavam projetos. Para difundir e valorizar iniciativas inovadoras, garantindo que elas possam ser implementadas em outros municípios, a Proteção Animal Mundial publicará um livro digital com essas nove estratégias selecionadas. Fará também um workshop digital para gestores municipais com as vencedoras, para que haja troca de experiências entre os municípios.

Nas demais categorias, as vencedoras foram: Jundiaí (SP) – Controle da Densidade Populacional e da Taxa De Renovação); Conselheiro Lafaiete (MG) – Bem-Estar dos Animais em Situação de Rua; Barueri (SP) – Gestão Eficiente de Instalações de Triagem e Realocação (abrigos, canis, gatis, lares temporários); Ponta Grossa (PR) – Saúde Pública de Qualidade; Curridabat (Costa Rica) – Guarda Responsável de Animais; Cidade do México (México) – Gerenciamento de Conflitos entre Animais de Companhia e Animais Silvestres e/ou de Fazenda; Maringá (PR) – Ideia Inovadora para Promoção do Bem-Estar, por meio de ações do manejo de populações de cães e gatos, da subcategoria Inovação Tecnológica; e São Paulo (SP), na mesma categoria, mas na subcategoria Inovação Durante a Pandemia da covid-19.

Parceiros

Criado e coordenado pela Proteção Animal Mundial, o prêmio Cidade Amiga dos Animais conta com o apoio da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), do Instituto Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC/ITEC), do CFMV, da Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA) e da Coalizão Internacional para o Manejo de Animais de Companhia (Icam).

Por fim, nesta edição houve a colaboração do Panaftosa-Opas/OMS no processo de avaliação dos projetos.

Sobre a Proteção Animal Mundial/World Animal Protection (WAP)

A Proteção Animal Mundial move o mundo para proteger os animais por mais de 50 anos. A organização trabalha para melhorar o bem-estar dos animais e evitar seu sofrimento. As atividades da organização incluem trabalhar com empresas para garantir altos padrões de bem-estar para os animais sob seus cuidados; trabalhar com governos e outras partes interessadas para impedir que animais silvestres sejam cruelmente negociados, presos ou mortos; e salvar as vidas dos animais e os meios de subsistência das pessoas que dependem deles em situações de desastre. A organização influencia os tomadores de decisão a colocar os animais na agenda global e inspira as pessoas a mudar a vida dos animais para melhor.

Leia também:

Alexandre Rossi, Dr Pet, convida para participar do 2° Prêmio Cidade Amiga dos Animais

Proteção Animal Mundial premia as melhores iniciativas de cuidado com cães e gatos nas cidades da América Latina

Assessoria de Comunicação do CFMV, com informações da WAP

Fonte: https://www.cfmv.gov.br/protecao-animal-mundial-anuncia-vencedores-do-premio-cidade-amiga-dos-animais/comunicacao/noticias/2020/10/20/

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd