Os veterinários dão as boas-vindas ao momento marcante com a proibição do circo do País de Gales em vigor

4 de dezembro de 2020
O País de Gales segue a Escócia e a Inglaterra na proibição do uso de animais selvagens em circos itinerantes.

 

Uma importante lei de bem-estar animal que proíbe o uso de animais selvagens em circos itinerantes no País de Gales entra em vigor hoje, após uma longa e prolongada campanha por veterinários.

O Wild Animals and Circuses (Wales) Act 2020, que foi aprovado pelo Senedd em julho, considera uma ofensa para um operador de um circo itinerante usar animais selvagens como renas, zebras e camelos para apresentações no País de Gales.

Há muitos anos, temos feito campanha e lobby junto ao governo para proibir essa prática. Em nossa resposta à consulta em agosto passado, o BVA Welsh Branch e a British Veterinary Zoological Society responderam conjuntamente em apoio às propostas do governo galês.

Saudando a proibição, o presidente do ramo galês do BVA, Ifan Lloyd, disse:

“Estamos muito satisfeitos em ver esta legislação entrar em vigor hoje, após uma campanha de longa data por veterinários e instituições de caridade com animais e uma grande onda de apoio público.

“A BVA sempre deixou claro que circo não é lugar para animais selvagens não domesticados, tanto do ponto de vista do bem-estar animal quanto do ponto de vista ético. Os animais selvagens têm necessidades complexas de bem-estar e comportamento que não podem ser atendidas em um ambiente de circo itinerante.

“Embora apenas um pequeno número de animais individuais seja afetado, esta proibição atinge o cerne de como pensamos e tratamos os animais no mundo moderno.”

A proibição galesa vem na esteira de uma legislação semelhante que proíbe animais selvagens em circos itinerantes na Escócia em 2018 e na Inglaterra em 2020.

Fonte: https://www.bva.co.uk/news-and-blog/news-article/vets-welcome-milestone-moment-as-wales-circus-ban-comes-into-force/

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd