Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores

3 de fevereiro de 2021

O Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores, inaugurado em 1974, é um Laboratório de Saúde Pública, cujo objetivo principal é contribuir com as ações das vigilâncias epidemiológica e ambiental e controle das principais zoonoses urbanas.

Desempenha este papel executando o diagnóstico laboratorial (humano e de animais domésticos e silvestres), produzindo imunoreagentes, investindo em pesquisa de zoonoses emergentes e oferecendo treinamento no diagnóstico de zoonoses. Inicialmente projetado para contribuir no controle da epidemia de raiva que acometia a cidade naquele momento, o laboratório se constitui hoje no único da rede municipal especializado em diagnóstico de zoonoses. É formado por uma equipe multiprofissional que, além das atividades rotineiras inerentes ao diagnóstico, também desenvolve projetos de pesquisa aplicada em zoonoses, em parceria com Universidades.

Presta serviços diretamente ao munícipe, às instituições públicas e privadas de saúde (laboratórios, clínicas veterinárias, hospitais, unidades de saúde, etc.), às instituições de ensino e pesquisa e às unidades de controle de zoonoses.

Atualmente, este Laboratório conta com os seguintes diagnósticos implantados:

Bucelose humana

Doença de Chagas

Criptococose

Dengue

Dermatofitose

Dirofilariose

Esporotricose

Febre Maculosa Brasileira

Histoplasmose

Larva migrans

Leishmaniose Visceral Canina

Leishmaniose Tegumentar Americana

Leptospirose

Malasseziose

Parasitológico de fezes

Raiva

Sorologia para raiva

Toxoplasmose

Toxocaríase humana

Diagnóstico ambiental de Angiostrongylus costaricensis e Angiostrongylus cantonensis

Fonte: Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores | Secretaria Municipal da Saúde | Prefeitura da Cidade de São Paulo

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd