Gato testa positivo para peste bubônica em Evergreen

15 de novembro de 2021

Um gato está doente com a peste no condado de Jefferson. Autoridades da Saúde Pública do Condado de Jefferson disseram na segunda-feira que um gato doméstico que vive em Evergreen testou positivo para peste bubônica no final de outubro.

Eles acham que entrou em contato com um roedor doente – possivelmente um rato.

É o primeiro caso da peste em Jefferson County este ano.

Jim Rada, diretor de Serviços de Saúde Ambiental da JCPH, diz que os antibióticos modernos são eficazes contra a praga.

“Embora a peste seja uma doença grave, e os casos de doenças transmitidas por animais em animais domésticos nunca é algo que gostamos de ver, é normal e esperado que alguns animais contraam a peste no condado de Jefferson a cada ano”, disse Rada em um comunicado.

Os humanos podem ser infectados por picadas de pulgas infectadas ou por exposição indireta, como tosse, ou exposição direta — como uma mordida — de um animal infectado. Uma pessoa ou animal infectado pode sofrer de febre alta, calafrios, dor de cabeça, náuseas e inchaço de linfonodos. Os sintomas aparecem dentro de dois a sete dias após a exposição. Quando tratadas prontamente, complicações graves, doença ou morte podem ser evitadas.

Dois casos humanos de peste foram relatados no Colorado no ano passado e ambos os pacientes sobreviveram. Ambas as pessoas tiveram exposição a animais doentes, de acordo com o Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente do Colorado.

A peste está presente no Colorado há pelo menos 80 anos.

As seguintes ações podem ser tomadas para proteger você e seus animais de estimação da peste, de acordo com o CDPHE:

– Não lide diretamente com a vida selvagem.
– Mantenha os animais longe de roedores e coelhos mortos.
– Cães e gatos devem ser impedidos de caçar cães de pradaria, outros roedores ou coelhos.
– Siga os conselhos de um veterinário para o tratamento de pulgas se um animal de estimação tiver um caso deles.
– Alimentar a vida selvagem, além de pássaros, é um grande não. Atrai os animais para sua propriedade, trazendo-os em contato próximo onde a transmissão da doença é mais provável.

As autoridades de saúde exortam o público a ligar para seus escritórios se acreditarem que um animal pode estar infectado, ou se testemunharem mortes súbitas de numerosos animais selvagens, o que pode ser um sinal de que a peste está presente e se espalhando.

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd