CRMV-RS entrega ofício ao governador solicitando proibição das corridas de cães no Estado

2 de fevereiro de 2021

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) solicitou ao governo do Estado, nesta segunda-feira (1º/2), a proibição da corrida de cães nos municípios gaúchos. A presidente do CRMV-RS, Lisandra Dornelles, entregou ofício com o pedido ao governador Eduardo Leite em audiência no Palácio Piratini.

 

Além do documento, o CRMV-RS preparou um dossiê composto pelo laudo técnico preparado pela Comissão de Medicina Veterinária Legal, nota da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV-RS e projetos de lei do deputado estadual Gabriel Souza (MDB) e da vereadora de Porto Alegre, Lourdes Sprenger (MDB) – ambos envolvidos com a causa animal.

 

Lisandra destacou a relevância das informações que constam no laudo técnico e colocou o CRMV-RS à disposição para auxiliar com o que for necessário. “Trata-se de um tema de extrema importância e que necessita de medidas urgentes”, disse Lisandra.

 

A coordenadora da Comissão de Medicina Veterinária Legal, Tamarine Rodrigues Arlas, lembrou que as corridas de cães, além de desrespeitarem as condições necessárias para o bem-estar animal, representam também um problema de saúde pública. Cachorros abandonados nas ruas podem transmitir doenças à população, como micose e raiva, por exemplo.

 

O governador disse que o dossiê do CRMV-RS irá embasar as medidas do Executivo a respeito do tema e se comprometeu em encaminhar a questão em caráter de urgência. A audiência contou ainda com a presença do deputado Gabriel Souza (MDB), da vereadora de Porto Alegre Lourdes Sprenger (MPD), do secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, e da médica veterinária Gisele Kronhardt Scheffer, assessora parlamentar do deputado Gabriel e integrante da Comissão de Serviço Social do CRMV-RS.

Fonte: CRMV-RS

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd