CRMV-RJ realiza Seminário de Saúde Única: Animais e a COVID-19. Nesta terça a partir das 14:00

8 de novembro de 2020

A relação inseparável das saúdes animal, humana e ambiental é lembrada no dia 3 de novembro em todo mundo, data que se comemora o Dia da Saúde Única (one health). Pensando nisso, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RJ) irá realizar um seminário abordando o tema “Animais e a Covid-19” no dia 10 de novembro (terça-feira), a partir das 14h.

Nesse período de pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), o tema ganha cada vez mais importância frente aos desafios do mundo atual, o que evidencia a importância do médico-veterinário como protagonista nessa cadeia interdisciplinar.

A abertura será realizada pelo presidente do CRMV-RJ, Romulo Cezar Spinelli Ribeiro de Miranda (CRMV-RJ 02773). Em seguida, às 14h10, a mediadora Carla de Freitas Campos (CRMV-RJ 05240), que é diretora do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos ICTB/Fiocruz irá assumir a discussão do tema.

Para debater estes desafios, os médicos-veterinários Paulo Abilio Varella Lisboa (CRMV-RJ 04043), que é pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz); Hélio Autran de Morais, pesquisador e professor da Oregon State University; Luiz Eduardo Ristow (CRMV-MG 3708), diretor de Tecnologia em Sanidade Animal (Tecsa/BH); e Alexander Welker Biondo (CRMV-PR 06203), pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR); irão abordar os temas “One health x World health x No health – onde estamos errando?”; “Update em SarsCov2 em animais”; “Diagnóstico de SarsCov2 em animais”; e “Covid e vulnerabilidade – como podemos contribuir”, respectivamente.

Está programado para acontecer às 16h15 um debate entre os participantes. O encerramento está previsto para às 16h45.

A transmissão será feita através da plataforma Zoom do Conselho, via a plataforma Sympla. Para se inscrever, basta acessar aqui.

“Novembro é o mês que incentivamos as ações de Saúde Única (One Health) – que busca esforços colaborativos das diversas áreas trabalhando de forma local, nacional e global, para atingir a saúde ideal para pessoas, animais e meio ambiente. E nós, médicos-veterinários somos um ponto focal essencial e importante neste conceito, pois por nossa especificidade profissional, temos a possibilidade de contribuir com as diversas discussões e temas, como zoonoses, resistência antimicrobiana, vacinas, segurança alimentar, epidemiologia, entre outros tantos temas. Acredito que é uma obrigação nossa pensar de forma global em ações e atitudes que contribuam para o crescimento e fortalecimento da Saúde Única no nosso país”, explicou o médico-veterinário Paulo Abílio.

Serviço:

Seminário de Saúde Única (One Health) do CRMV-RJ
Data: 10 de novembro de 2020
Horário: 14h às 16h45
Inscrição gratuita através do link.

 

Fonte: http://www.crmvrj.org.br/

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd