Conheça Devon Dublin, DVM, Membro do Grupo de Diretrizes Terapêuticas da WSAVA

20 de janeiro de 2021

Poderia se apresentar brevemente aos nossos membros?
Sou um veterinário nascido em Guiana, cubano, com pós-graduação em ciênciamar marinho e ciência ambiental pela Universidade de Hokkaido, no Japão.

Você está atualmente trabalhando como conselheiro de programa para liderança global de educação na Universidade de Educação de Hokkaido, Japão. Pode nos dizer o que isso envolve?
O governo japonês, por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, executa um programa proativo para garantir que todos os alunos sejam expostos à experiência internacional por meio de atividades como programas de intercâmbio, pesquisa colaborativa e voluntariado. Meu papel é principalmente facilitar isso.

Você tem um interesse particular em medicina marinha e foi presidente da Associação Médica Veterinária Aquática Mundial (WAVMA) em 2019. O que inspirou seu interesse nesse tipo de trabalho?
Francamente, eu não tinha um amor particular por esportes aquáticos que me canalizava nessa direção. Na verdade, minha pesquisa de tese na faculdade de veterinária foi em ovelhas. Optei por ingressar na medicina veterinária aquática porque reconheci a deficiência na Guiana e me esforcei para ser pioneira no campo. Posteriormente, outros veterinários da Guiana seguiram meus passos.

Você é membro do Grupo de Diretrizes Terapêuticas da WSAVA. Por que acha que seu trabalho é importante?
Penso que todos concordam que a administração adequada por parte daqueles na profissão que lidam com produtos farmacêuticos e outros tipos de produtos é importante para garantir que os animais que tratamos recebam cuidados ideais e que questões como resistência antimicrobiana sejam abordadas. Houve vários esforços globalmente para lidar com isso. O aspecto do trabalho do TGG que, penso eu, é de grande importância é o fato de que está lidando com essas questões em um contexto global. Está trabalhando para fornecer materiais e diretrizes que possam ser utilizados em qualquer país, diminuindo assim a distância entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento e fornecendo uma plataforma de “ir para” para países que podem não ter verificações e equilíbrios adequados. Este, eu acho, é o trabalho mais nobre do TGG.

Você também tem um forte interesse no One Health. A pandemia deste ano tem sido um lembrete da interconexão entre humanos, animais e meio ambiente. Você sente que isso está se tornando mais amplamente compreendido?
Como veterinários, talvez estejamos mais conscientes da importância do meio ambiente do que os médicos humanos. Acho que é assim porque os animais interagem de forma mais direta com seus arredores do que os humanos, que ao longo dos anos se isolaram através de roupas e moradia. A pandemia trouxe à tona a importância do One Health, uma vez que o vírus pode ter inicialmente mudado de animais para humanos. A redução bem sucedida da transmissão do vírus também está fortemente ligada à forma como interagimos com nosso ambiente físico. Ainda acredito que temos muito mais trabalho a fazer para conscientizar as pessoas sobre a importância de uma abordagem one health e talvez possamos voltar à pandemia para passar a mensagem.

Você viveu e trabalhou em alguns países muito diferentes – Guiana, Cuba e Japão – talvez outros? O que você aprendeu vivendo em uma gama tão diversificada de países e culturas?
Isso é verdade. Eu vivi nesses três países e visitei mais de 60 outros. Gosto de viajar, conhecer pessoas e desfrutar de diferentes culturas. Aprendi que as pessoas são fundamentalmente as mesmas onde quer que estejam, independentemente de suas crenças religiosas e culturais. O amor é uma linguagem comum entendida por todos.

Pode nos dizer algo sobre você que possa nos surpreender?
Eu sou um entusiasta do Scrabble e um dia nunca passa sem que eu jogue um jogo, aprendendo uma nova palavra ou fazendo algum tipo de exercício mental que aguça minhas habilidades. O incomum que eu acho é que eu considero isso como exercício.

Fonte: WSAVA Interview – Devon Dublin – WSAVA

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd