CFMV cria Plano Nacional de Contingência de Desastres em Massa Envolvendo Animais

26 de outubro de 2020

Recentemente, tem sido divulgadas notícias sobre os incêndios do Pantanal e como temos visto as tristes imagens e histórias de animais queimados e de voluntários que se revezam para tentar ajudar essas espécies.

 

Na história dos desastres, sejam eles causados pela Natureza ou pelas mãos do homem, centenas de animais são abandonados, feridos e mortos. No caos ficam vulneráveis à reprodução descontrolada, fome, ferimentos e doenças. Animais saudáveis, quando resgatados, ainda correm riscos de irem para lugares lotados e sem planejamento sanitário preventivo decorrentes da falta de condições adequadas para abrigá-los.

A falta de um plano de contingência que abordasse sobre o resgate dos  animais nessas condições, não estabelecia condições de dar suporte adequado nem aos profissionais que buscam ajudar esses seres, como procedimentos e orientações, quanto mais como agir com as situações legais.

Para ajudar nesse sentido, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) aprovou e publicou um Plano Nacional de Contingência de Desastres em Massa Envolvendo Animais (clique aqui para ver e baixar o livro do plano) para dar suporte à conduta de quem está em campo. O documento traz orientações para a atuação dos profissionais em cenários dessa natureza, com diretrizes de como conduzir o resgate, a assistência veterinária, a manutenção e a destinação de animais domésticos e silvestres.

Fonte: https://emais.estadao.com.br/blogs/conversa-de-bicho/plano-nacional-de-contingencia-de-desastres-em-massa-envolvendo-animais/

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd