Benefícios do convívio com animais de estimação para as crianças

12 de outubro de 2020

Ter um animal de estimação pode trazer inúmeros benefícios para crianças, adultos e também para os idosos. Conviver com um cão ou gato pode tornar o dia muito mais feliz e ajudar na melhoria do bem-estar físico e psicológico das crianças.

E aí vem a pergunta – Nós como veterinários estamos orientando nossos clientes sobre estes benefícios?

Estudos demonstraram que ter um cão pode beneficiar a inteligência emocional das crianças (Endenburg, N., & Baarda, B. (1995). CHAPTER 2 – The Role of Pets in Enhancing Human Well-being: Effects on Child Development).  Revelaram também que a convivência com cães e gatos melhora a pressão arterial, pois reduzem níveis de estresse por conta dos carinhos dados e recebidos dos animais agindo inclusive no humor. Isso porque acariciar o nosso animal faz o organismo liberar níveis maiores de Ocitocina, hormônio produzido no cérebro, que é conhecido como hormônio do amor. (Marshall-Pescini S, Schaebs FS, Gaugg A, Meinert A, Deschner T, Range F. The Role of Oxytocin in the Dog-Owner Relationship. Animals (Basel). 2019;9(10):792. Published 2019 Oct 12. doi:10.3390/ani9100792) E  este hormônio também controla a liberação do cortisol, trazendo benefícios para a saúde física e psicológica de todos. Além disso, pesquisas mais específicas descobriram que os níveis de estresse das crianças diminuem ao lerem em voz alta para um cachorro.

Crianças que convivem com animais têm maior autoestima, pois ao ajudar no cuidado sentem-se mais úteis e independentes.  Algumas ficam mais compassivas, e possuem mais empatia com outras crianças.

Cães e gatos também podem dar suporte emocional a crianças que sofrem de alguma doença e/ou necessidade especial. Estas crianças se sentem mais aceitas, pois animais não julgam, não criticam e dão amor de forma incondicional. Brincar com animais de estimação aumenta os níveis de serotonina e dopamina, que acalmam a mente e melhoram o humor.

E por fim crianças que convivem com animais são mais saudáveis e um estudo descobriu que bebês criados em uma casa com dois ou mais cães ou gatos tinham até 77% menos probabilidade de desenvolver vários tipos de alergia aos 6 anos do que crianças criadas sem animais de estimação. As crianças também eram menos propensas a desenvolver reações alérgicas a animais de estimação e determinadas plantas e gramas. (Ownby DR, Johnson CC, Peterson EL. Exposure to Dogs and Cats in the First Year of Life and Risk of Allergic Sensitization at 6 to 7 Years of Age. JAMA. 2002;288(8):963–972. doi:10.1001/jama.288.8.963)

Claro que decidir por adquirir um cão ou gato, ou seja, mais um membro na família, é uma decisão para toda vida e exige muito planejamento e responsabilidade. Mas como veterinários é importante sabermos das vantagens e desvantagens para aconselhar nossos clientes da melhor maneira possível, orientando pela melhor espécie e pela forma mais ética de aquisição.

Enfim, nós temos um papel importante na promoção e aconselhamento desta interação tão benéfica para ambos os lados.

 

 

 

 

Comentar esta notícia

Você precisa estar logado para comentar as notícias.
Desenvolvido por logo-crowd
Bitnami