colite

Boa tarde pessoal! estou com um paciente, labrador, 4 anos, histórico de hematoquezia há alguns meses, já fez uso de ração gastrointestinal e vermifugado, quando eu atendi ele, fiz exames de sangue (hemograma, bioquímicos) normais, parasitológico fezes (ancylostomum), US alteração prostática e colite ... entrei com alimentação natural (proteína frango), mesalazina, vermífugo, glutamina = pouca melhora! ele começou a rejeitar a alimentação, tutores trocaram por peixe e proteína bovina, sem melhora! há 2 semanas fizemos colonoscopia - e biópsia - colite eosinofílica e repeti o parasitológico de fezes (negativo) entrei com prednisolona, sucralfato, glutamina e ração hipoalergênica, ele aceitou bem a ração está ganhando peso, episódios de diarreia diminuiram e ficou um pouco mais pastosa, vez ou outra ainda com sangue. Dúvida: agora que saiu o laudo da biópsia, colite eosinofílica! O que vocês me sugerem? mantenho corticoide por mais um tempo, o que acham de arginina ? como suplemento. E sobre a alimentação, pelo fato de ele ter um apetite seletivo e ser grande, será que tempo alimentação natural com proteína inédita? cordeiro? ou insisto na ração hipoalergênica. Obrigado desde já!

Responda a pergunta de Luis Felipe Zulim

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 9 respostas para esta pergunta

equipe
Paola Lazaretti
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Oi Luiz, caso chatinho este...parece que você já tentou de tudo! Vou passar o caso para os nossos colaboradores!
Anexos: 0
23 de outubro de 2020 às 06:38
Nenhum anexo enviado.
equipe
Paola Lazaretti
Equipe Vetsapiens
Quanto a dieta, eu insistiria na ração hipoalergenica, mas vamos ver o que os colaboradores de gastro recomendam.
23 de outubro de 2020 às 06:44
equipe
Ricardo Duarte Silva
Moderador
Resposta:
A ração hipoalergênica é a escolha para esses pacientes. Enterites puramente eosinofilicas são raras. Mas a dieta tem que ser mantida pelo menos por 2 meses. Você chegou a testar esse paciente para hipoadrenocorticismo?
23 de outubro de 2020 às 12:02
Nenhum anexo enviado.
Luis Felipe Zulim
olá Dr, ok vou manter essa dieta por 2 meses!!! (ele está há 13 dias apenas rs) não testei para hipoadreno não, mas vou fazer isso então...manter o tratamento e dieta e investir outros testes, o patologista me disse antes de soltar o laudo que estava entre colite histiocítica e eosinofílica, e ai laudou como esonofilica "Amostra revela epitélio degenerado e necrótico em quase todos os fragmentos, e hiperplasia das células caliciformes. Em lâmina própria há marcante congestão, hemorragia e edema, exuberante infiltrado inflamatório constituído por eosinófilos, macrófagos, e menor quantia de linfócitos e plasmócitos. Observa-se ainda linfangiectasia. "
23 de outubro de 2020 às 13:51
Luis Felipe Zulim
Resposta:
oi Pessoal! atualizando sobre o caso, fiz um retorno ontem: paciente se deu bem com a dieta hipoalergênica (diminuiu frequência e volume de fezes) porém ainda tem diarreia e com sangue, (PORÉM tutores estavam administrando medicação com frutas) rs! *ganhou peso e o pelo incrivelmente brilhante e parou de cair! vou insistir mais na dieta e agora restrição total, aumentei a dose do corticoide (pois estava na dose antiinflamatória) e prescrevi ozonioterapia intra retal ... li alguns trabalhos também sobre transplante fecal, estão usando bastante inclusive na medicina humana....mas vou por partes! e depois testar para hipoadreno tbm como Dr Ricardo indicou. Obrigado!
28 de outubro de 2020 às 14:19
Nenhum anexo enviado.
equipe
Paola Lazaretti
Equipe Vetsapiens
Bacana, Luis! Por favor continue nos atualizando e fale se viu resultado com a ozonioterapia!
29 de outubro de 2020 às 10:32
equipe
Reimy Kawahara
Moderador
Resposta:
Bom dia, Luis Felipe. Tudo bem ? Atendo um número grande de pacientes com doenças intestinais inflamatórias, grande parte com tratamento prévio realizado por outros colegas sem um resultado satisfatório, seja com imunossupressores, antibióticos e dietoterapia. Atualmente, minha experiência clínica faz com que eu indique o uso da ozonioterapia associada com dieta hipoalergênica como o tratamento clínico mais rápido e satisfatório. A eficácia rápida tem a evidência em avaliações endoscópicas, ultrassonográficas e clínicas nos casos em que venho atendendo. O princípio da terapia tem como base a redução na produção de citocinas pró-inflamatórias e o estímulo da produção das anti-inflamatórias, além do estímulo de produção de IgA.
30 de outubro de 2020 às 04:12
Nenhum anexo enviado.
equipe
Rita Carmona
Equipe Vetsapiens
Oi Reimy, que bom ler seus comentários, realmente a sua experiência com ozonioterapia é muito grande, talvez uma das maiores do Brasil, muito obrigada. Queria saber qual a sua experiência no tratamento da dermatite atópica e qual seria o mecanismo de ação. Muito obrigada e saudades
30 de outubro de 2020 às 10:15
Luis Felipe Zulim
Oi Reimy, tudo bem? obrigado pelo feedback, fiquei muito feliz, encaminhei o paciente na terça-feira para um colega que faz ozonio, estou confiante!!! obrigado mesmo!
30 de outubro de 2020 às 15:35
Desenvolvido por logo-crowd